Namibe: Mais de cem casos de violência doméstica registados por semestre

Namibe: Vista parcial da cidade de Moçâmedes (Foto: Rosário dos Santos)

Cento e 53 casos de violência domésticas foram notificados nesta cidade, em cinco municípios sedeados na província, durante o primeiro semestre do presente ano, nos centros de aconselhamento jurídico da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher.

Em declaração hoje terça- feira à Angop, a chefe do departamento para área política da promoção da mulher, Zarita Pinheiro, salientou que, dos casos notificados neste período, o incumprimento de mesada lidera o gráfico das acções com 96 casos, seguido por fuga à paternidade com 31, ofensas corporais voluntários com 23, enquanto abuso sexual apenas com um.

Zarita Pinheiro realçou que, dos casos registados, 119 foram encaminhados para o fórum judicial, onde irão de merecer o devido tratamento ao passo que outros 35 foram resolvidos localmente, sendo os bairros mais conflituosos, o 5 de Abril, Eucaliptos, Forte Santa Rita e Valodia.

A propósito, a responsável disse que no mesmo período foram realizadas várias actividades para o resgate de valores cívicas e morais no seio da comunidade, como palestras sobre o uso excessivo de bebidas alcoólicas e drogas, gravidezes precoces e suas consequências, entre outros.

Por último, acrescentou ainda que, no igual período, 420 parteiras tradicionais, dos quais 160 do município sede, beneficiaram-se de 240 kits de materiais diversos, para melhor desenvolverem as suas actividades. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA