Material das eleições chega hoje à Luanda

Eleições de 2012 (DW)

A Comissão Nacional Eleitoral procede hoje a recepção do último material eleitoral para as eleições gerais do dia 23 deste mês, indica um comunicado da CNE chegado à redacção deste jornal.

No avião de hoje, que vai escalar Luanda proveniente de Espanha, chega o restante material sensível que a CNE vai usar nas eleições ao abrigo de um acordo assinado com a empresa Indra.

O primeiro lote com material de formação para as eleições chegou no dia 14 de Junho, a bordo de um Boeing 747-400. O material, que se destinava à formação dos elementos que vão trabalhar nas assembleias de voto, foi entregue no Aeroporto Internacional de Luanda, ao presidente da CNE, André da Silva Neto, por um responsável da Indra.

O primeiro lote, de 100 toneladas de carga, era composto maioritariamente por urnas plásticas, boletins de voto simulados e todo o equipamento simulando o material a ser usado numa mesa de voto em dia de eleição, para facilitar o exercício dos formandos.

Recentemente, uma delegação de comissários da Comissão Nacional Eleitoral esteve em Madrid, Espanha, para inspeccionar o material de votação das eleições gerais de 23 de Agosto. Os comissários visitaram a empresa Indra, com quem a Comissão Nacional Eleitoral estabeleceu contrato para o fornecimento do material de votação, e fazem o acompanhamento e monitorização do material eleitoral que está a ser produzido em Madrid, no Reino de Espanha.

A delegação da CNE foi composta pelos comissários João Damião, Júlia Ferreira, Manuel Camati, Cremildo Paca, Isaías Chitombi e Miguel Francisco. A visita dos comissários surge da necessidade de promover-se melhor compreensão, lisura e transparência ao processo eleitoral de 23 de Agosto. A INDRA entregou no mês passado à CNE o primeiro lote de material eleitoral. (Jornal de Angola)

DEIXE UMA RESPOSTA