Mais de 400 fiéis desmaiam no congresso da Igreja Testemunhas de Jeová

Com auxílio dos fiéis da Igreja Testemunhas de Jeová, os efectivos da Polícia Nacional detiveram, três jovens que supostamente terão espalhado a substância tóxica que provocou os desfalecimentos. (O País)

Com auxílio dos fiéis da Igreja Testemunhas de Jeová, os efectivos da Polícia Nacional detiveram, ontem, três jovens que supostamente terão espalhado a substância tóxica que provocou os desfalecimentos.

Mais de 400 fiéis da Igreja Testemunhas de Jeová desmaiaram, ontem, durante a cerimónia de arranque do congresso anual desta congregação religiosa que decorre no templo sede de Viana, em Luanda, ao inalarem substância tóxica. Os desfalecimentos tiveram lugar às 9horas, tendo abrangido algumas pessoas do sexo feminino entre os sete mil fiéis que acorreram ao recinto (com capacidade para 11 mil almas) com o propósito de participarem no congresso que terminará amanhã.

Abraão Kituxi, uma das testemunhas oculares, revelou que uma das primeiras pessoas a passar mal e caiu inconsciente foi uma cunhada, ou seja, a Magui que foi imediatamente encaminhada ao hospital municipal do Cazenga, onde foi assistida. “Antes, ela se havia disse que estava a sentir-se incomodada com um cheiro desagradável e eu supús que teria sido de algum de lixo dos camiões de recolha de resíduos sólidos que passaram próximo ao templo”, revelou. Mesmo assim, ao desmaiar, não levou muito a sério, julgando tratar-se de mais uma daquelas crises que lhe afligem quando inala algum cheiro muito activo, e independentemente da composição química, recupera-se facilmente.

Mas a sua dedução caiu por terra ao ver, subitamente, outras pessoas que ocupavam os últimos assentos próximos ao da Magui, queixando-se do mesmo incómodo, estando outras mesmo caindo em cascata. O facto casou um pânico generalizado entre a comunidade que assistia a palestra subordinada ao tema “não desista”. Os que resistiram queixavam-se de dores no peito e às pessoas próximas solicitavam água para beber. Os responsáveis da congregação accionaram imediatamente a Polícia e os Bombeiros que enviaram quatro ambulâncias e três patrulheiros que juntaram-se aos fiéis evacuando os pacientes em viaturas particulares para as unidades sanitárias mais próximas, como o Hospital Municipal do Cazenga e o Hospital dos Cajueiros.

Polícia deteve presumíveis infractores

O produto tóxico que despoletou a situação terá sido espalhada por um grupo presumivelmente constituído por sete indivíduos maiores de idade, três dos quais já se encontram sob custodia da polícia. Após verem os seus intentos concretizados, alguns dirigiram- se a um dos balneários com o propósito de mudar de roupa para não serem reconhecidos, porém, para o seu grande azar, o nefasto odor provocou a mesma reacção aos fiéis que faziam o serviço de protocolo à entrada desses recintos.

“Um dos acusados foi detido numa das casas de banho trocando de roupa, o outro a tentar entrar numa das casas de banho das senhoras com o mesmo propósito e o terceiro a transpor o portão”, afirmou Manuel Ricardo, outra testemunha ocular. Todos não exibiam os crachás que foram distribuído aos participantes no evento pela organização, e um deles transportava um pasta contendo diversas peças de vestuário. A substância tóxica que terá provocado os desmaios, cuja composição química ainda não foi apurada, encontrava-se em recipientes de 750 mil litros de diversas cores, espalhados em locais estratégicos, que já se encontra em posse dos peritos do Serviço Provincial de Investigação Criminal de Luanda e do Laboratório Central de Criminalística.

Demarcados dos desmaios em escolas

O director clínico do Hospital Municipal do Cazenga, Panda Dombaixi, revelou, a OPAÍS, que dos 45 pacientes que assistiram, com idades superiores aos 15 anos, alguns queixavam- se de falta de ar, dores no tórax e tinham os olhos roxos. A maioria foi posta em recuperação no pátio do hospital e os que aparentavam um estado mais grave foram entregues à enfermaria. “Clinicamente não eram casos preocupantes porque alguns pacientes foram recuperando à medida que conversavam com a equipa médica de serviço. Alguns até só com a exposição ao oxigénio natural”, explicou.

O médico Panda Dombaixi esclareceu ainda que esta ocorrência não se associa aos desmaios que ocorreram nas escolas, embora ainda carece de se averiguar as causas reais. “Geralmente quando ocorrerem desmaios em massa, quase sempre está associada a um gás, porque este produto se dispersa com facilidade no ar. Só não podemos precisar com exactidão que tipo de gás terão inalado, mas com certeza terão inalado”, assegurou. (O País)

102 COMENTÁRIOS

    • triste essa situação.mas jesus disse que os cristãos verdadeiro seriam odiados.isso é profecia se cumprindo.mas isso não vai desanimar os servos de Deus,por isso que o tema do congresso é “NÃO DESISTA”.Força queridos irmãos.JEOVÁ ,JESUS , OS ANJOS ,e uma grande multidão de irmãos na fé estão com vcs.

  1. Jeová tenha misericórdia destes infratores maldosos ! Jeová abençoe os esforços de nossos irmãos queridos .

  2. Estamos longe fisicamente, de nossos irmãos, mas juntos em oração, suplicando ao nosso Deus Jeová, que fortaleça todos eles, física e espiritualmente, Amor cristão a todos os Amados.

    • Que Jeová toque nestes corações maldosos e que eles possam se arrepender das suas malvadezas pois Jeová está dando tempo….Força para todos nossos irmãos que passaram mal que todos possam se fortalecer em Jeová e não desistir como é nosso tema mundial do nosso maravilhoso congresso…Não desistam de terminar de assisti esse maravilhoso alimento espuritual…Vamos orar por vocês irmãos.

  3. Que a paz reine no mundo principalmente aos irmãos que sofre tais descriminação vamos orar por eles irmã girany

  4. Que Jeova proteja nossos amados irmãos, e zele por eles. E nos podemos confiar no amor de nosso Deus. Oremos todos.

  5. NÃO DESISTAM, NÃO DESISTAM, NÃO DESISTAM!!! Qdo verdes todas essas coisas acontecerem, saibam que vosso livramento está próximo!

  6. Conforme o próprio tema do nosso Congresso nos instruiu :Não desistam queridos irmãos ! Nessa reta final os agentes de Satanás farão de tudo pra tentar nos impedir de servir a Jeová e até nos impedir de nos reunir. Mas jamais conseguirão nos impedir de amar e servir aJeová. Nenhum tipo de terrorismo, perseguição, nada será capaz de nos separar da verdade e de Jeová!Força e Fé!

  7. Que o nosso bondoso Deus Jeová, cuide de vcs meu queridos irmãos!
    Concerteza Jeová ele provera um meio para vcs assistirem esses dois dias de congregação q esta maravilhoso.
    Fiquem com Jeová!

  8. Lamentável alguns atacarem pessoas tão pacíficas com as TJ que não fazem mal a ninguém e que pregam o amor e paz.

      • Josita, permita-me questiona-la sobre o mal que as Testemunhas de Jeová tem feito ao mundo. Poderia expor para nós? Apenas peço que seja imparcial em suas colocações. Existem muitas pessoas no mundo que não gostam das tjs devido a sua neutralidade (vide esse caso) e por seguirem estritamente a bíblia que acabam difundindo material apostata, mas aguardo sua resposta!
        Tomo a liberdade para lhe informar que a organização de Jeová tem trazido muitos benefícios durante esse tempo do fim, incluindo a própria medicina. Mas, o benefício mais importante de todos: Milhões de pessoas em todo o mundo tiveram o privilégio de conhecer a Jeová e mudarem suas vidas para um melhor modo de viver!

        (^_^)’

        • Olha, fiz vários comentários aqui, você pode dar uma olhada.
          A liberdade é vital para o ser humano, ninguém, em hipótese alguma poderá encontrar felicidade aprisionado, veja bem, quando vivemos em uma redoma de vidro, fatalmente vamos querer ver o que tem lá fora e, se não fizermos isso vamos adoecer emocionalmente, vamos ficar angustiados, o que vai levar a doença física também.
          Você pode não concordar comigo, eu entendo, no entanto, é assim que agem as religiões fundamentalistas, transformam pessoas em máquinas, desumanizam, roubam sua identidade.
          Que são religiões fundamentalistas? São os intolerantes, que pregam o texto como literal, empregando ameaça, crendo-se como única verdade. Essa é apenas parte do mal que a torre de vigia tem causado ao mundo, e de onde procedem todos os outros.
          Vou citar apenas alguns dos problemas, você, se quiser, busque.
          1 – Tem marcado datas para o Armagedom desde o final do século passado, consulte suas publicações, especialmente o Proclamadores. Eu vivenciei uma dessas datas, e como não ocorreu, de novo, fizeram umas mudanças nas publicações e nos discursos. Como um grupo que se diz especial e único, mentir para pessoas e depois colocar a culpa sempre em Jeová, e nunca reconhecer que se enganou? Isso é divino?
          2 – Até, se não me engano, 2014 era proibido levar os casos de abuso sexual às autoridades, depois, por causas das muitas ações na justiça e muito dinheiro envolvido, mudaram essa regra, mas, pense, quanto tempo levaram para fazer a coisa certa? Se é a única verdadeira com pôde errar tanto, deixando os irmãos sofrerem e ficarem a mercê de pedófilos e abusadores? Só na Austrália descobriu-se mais de 1.000 casos que estavam “debaixo do tapete” com grande custo emocional para as vítimas. Mostrou ser diferente de “Babilônia”? A resposta é não.
          3 – Os irmãos em Malaui e a questão militar, quanta dor desnecessária!
          4 – A questão do sangue, observou como estão mais flexíveis? Frações de sangue agora é permitido. Mas, é incoerente, primeiro porque se você estiver disposto a pesquisar, vai perceber que não é errado sangue ser trans fundido, a segunda incoerência é ainda pior, as frações de sangue são permitidas e essas frações provem de um doador mundano! Ou seja, existe um doador de sangue, não testemunha, de onde são tiradas essas frações para salvar a vida de uma testemunha! Ou seja, o doador é generoso e o recebedor egoísta, quem é melhor que quem? O paraíso é para quem?
          Eu poderia escrever páginas e páginas, não vou, já estou escrevendo um livro sobre o assunto, então, boa busca! Felicidades!

          • Entendo perfeitamente seu ponto de vista, mas, como você comentou, eu não concordo com ele. Dizer que não há liberdade entre o povo de Jeová é o mesmo que dizer que não há liberdade para dirigir um automóvel, por exemplo. Lembre-se que existem leis e regras em qualquer aspecto de nossas vidas, ou você faz o que quer no trabalho, no transito, escolas, etc.? Na verdade você pode até fazer o que quiser, mas sabe muito bem que pode ser punida por isso (multa de transito, demissão do emprego, expulsão da escola…). Isso é ser conservador e intolerante?? Eu acredito que não, é apenas proteção. A bíblia nos regulamenta para fazermos a vontade de de Deus e tentamos seguir de perto o que ela diz! Pelo que percebi, seu ataque não foi contra as Testemunhas de Jeová e sim contra a bíblia. “crendo-se como única verdade.” Oi? Se uma religião cristã não acreditar na bíblia como verdade ela não pode ser chamada de cristã!

            Ponto1:
            Essa questão das datas, espero sinceramente que reveja seu conceito e, como disse em meu comentário anterior, muitas pessoas com má intensão tem distribuído matérias com “meias verdades” e até mesmo distorcendo os fatos. Seja sincera consigo mesmo e procure em fontes confiáveis a verdade sobre esses assuntos.
            Obs.: Caso você esteja falando sobre 1975 (a data que você vivenciou), ou você não entendeu o que foi dito na época ou foi influenciada por “meias verdades”. Enfim, não vou me prolongar mais sobre esse assunto, você deve entender muito bem o que estou falando.

            Ponto 2:
            Creio que você não esteja tão a par desse assunto. Não estou dizendo que isso (casos de pedofilia) não ocorram em nossas fileiras, infelizmente “o amor das pessoas esfriariam”, mas não os escondemos como você mencionou. Espero sinceramente que você tenha estudado com cuidado sobre a Comissão Real Australiana, pois, soltar palavras como verdade absoluta é extremamente desonesto. Creio que deva saber que essa comissão não se tratava de “um julgamento/audiência”, como muitos estão pensando, mas que varias instituições foram chamadas para participar, pois, a comissão gostaria de saber onde essas instituições poderiam melhorar nesse aspecto. E os mais de 1000 casos de pedofilia envolvendo as tjs? Estes “casos” sequer envolvem casos concretos de pedofilia. A própria comissão reconheceu em seu relatório que foram “supostos casos” (ocorridos entre 1959 e 2015 ) – espero que o tenha lido. E se houve algum caso concreto de pedofilia quem pode provar que o caso NÃO FOI denunciado as autoridades? Nem a própria comissão conseguiu isso, você pode?

            Ponto 3:
            Concordo com você quanto a dor desnecessária. A liberdade de religião e credo deve ser respeitado em todo o planeta, não em apenas alguns países. Porque você não mencionou sobre os irmãos que morreram às mãos de Hitler ou nos campos de trabalho forçado na Sibéria? Tudo isso que aconteceu (e ainda acontece) é devido a nossa neutralidade cristã. Seu ataque é contra a bíblia e não as tjs!

            Ponto 4:
            Espero que você não esteja achando que as “frações de sangue” seja pequena quantidade de sengue, pois, se for demonstra total falta de conhecimento sobre o tema. Conforme Atos 15:28 precisamos “nos abster do sangue” (não vou precisar lhe explicar o significado de abster-se né?). As frações de sangue na verdade são substancias, tais como sais, enzimas, proteínas, anticorpos, etc. Tais substancias não são necessariamente o Sangue. Por exemplo, a proteína chamada albumina também é encontrada na clara do ovo. O plasma é composto por 92% de agua. Ao tomar agua você não está tomando sangue. Um exemplo dado por um médico brasileiro sobre esse tema é de grande interesse: “Se eu pegar a bandeira nacional, joga-la no chão e pisoteá-la significaria total falta de respeito por minha parte; E se eu pegar um pano com desenho de um losango amarelo e um circulo azul e fizer o mesmo ato também seria falta de respeito, pois, a maioria das pessoas subentenderia que aquilo ali ainda é a bandeira nacional. Mas e se eu pegar um pedacinho de pano verde, joga-lo no chão e pisoteá-lo significaria que estou desrespeitando a bandeira nacional? Não, pois, esse pedacinho de pano não se configura a bandeira nacional.”

            Portanto, saliento que você não está atacando as Testemunhas de Jeová e sim a bíblia sagrada. Nós não queremos o mal de ninguém, queremos que todos possam viver felizes numa terra sem maldade, doenças e pacífica. É por esse motivo que gastamos do nosso tempo todos os dias para levar esperança para as pessoas em praticamente todo o planeta. Porque será que fazemos isso Josita? Por causa dos mandamentos de Deus expostos a todos em sua palavra, a bíblia sagrada!

  9. Não nosso Deus Jeová não é um Deus vingativo,assim como Paulo essas pessoas ainda ponderam se arrependerem e vim a servi-lo,Jeová esta dando oportunidade a todos ai sim ele vai intervir a favor dos seu servos fieis

  10. Nosso amor cristão aos irmãos de Luanda, estaremos orando por todos. Congregação: SETOR O. Brasília_Brasil!

    • Que Jeová dê forças a esses irmãos e irmãs oramos por todos vocês , nosso amor cristão a todos vocês.

  11. Tal como o tema do Congresso, Não Desistam, meus amados irmãos que nosso Pai Jeová vos carregue no colo, quanto aos que praticaram tão hediondo acto, um dia serão julgados como todos nós, até lá que suas consciências os acusem do que fizeram, amor agápe – Portugal ♡

  12. É triste saber de uma notícia assim, mas tenham fé, pois Jeová os protegerá . Brasil..

  13. Que nosso Poderoso Deus Jeová possa conforta-los, dando forças fisicamente e espiritualmente para que todos se recuperem logo, a nós só nós resta orar por todos os irmãos afetados por esse atentado, é deixar que Jeová saberá lhe dar com esse assunto.
    Não Desistam! Não Desistam! Não Desistam.

    • Alguém lhe perguntou algo? Sabe perfeitamente, e eu próprio já lhe tinha avisado de antemão que nós, servos de Jeová, não nos intrometemos em discussões. Dedique-se à pregação e fique longe dos comentários, senão as pessoas falam mal de nós por sua causa.

  14. Irmãos, tomem cuidado com certos comentários, pois Jeová é um Deus de amor e justiça e não nos ensina a vingança e o ódio, em vez disso oremos pelos nossos queridos irmãos para que fique tudo bem e que continuem perseverando, pois Jesus nos alertou que seríamos odiados, pois além disso muitas pessoas inocentes assim como nossos irmãos, tem sofrido ataques como esses.

  15. Infratores maldosos deliberadamente não merecem misericórdia da parte de Jeová Deus, merecem condenação pelo seu ato covarde contra pessoas inocentes!

  16. Noticia falsa. É citado o El Pais como fonte, porem no site do El Pais não tem nada. Não se deixem levar por noticias falsas e nem propaguem elas. A internet é do mundo e vocês sabem a quem ele pertence.

  17. Estamos acompanhando aqui do Brasil o que ocorreu com nossos irmãos. Vamos orar pedindo sua proteção e a boa recuperação dos afetados por esse ataque.

  18. Muito em breve Jeová livrará seus servos fiéis de toda maldade desse sistema governado por Satanás. Irmãos de Luanda, Jeová console e fortaleça a todos, sabemos que o temor do homem não faz parte de nossa fé pois servimos ao Verdadeiro Deus, o Juiz de toda a terra habitada, que irá agir para livrar seu povo muito em breve. Não desistam, Continuem na corrida pela vida, a justiça pertence a Jeová! Congregação Taveiropolis, Campo Grande_ Brasil

  19. Jeová Deus é justo e a ele cabe fazer a sua justiça, força e coragem queridos irmãos

  20. A question raised is “Who were the ones attacking? Were they are part of a terrorist organization? Or were they hired political thugs?” In any case,. Jehovah tells us not to seek vengeance. He will avenge us in his own way at his own time. Let us seek peace and pursue it, as the Bible commands.

  21. jeová é um pai amoroso.concerteza vai consolar esses queridos irmãos.muito triste.mas Jesus disse q os seguidores deles seriam odiados.e é o que estar acontecendo..queridos irmãos nós aqui do Brasil estamos em orações com vcs amamos vcs..

  22. Basta lembrar-se de que Jeová é um Deus de justiça! Oremos para estes infratores também alcancem o arrependimento para salvação no dia do juízo final. 🙏🏽

  23. É podem ate tentar nos parar,mais a vitoria pertençe a JEÓVA.força irmãos, pois JEÓVA olha para os seus FIÉs;mesmo que o sofrimento seja grande ele nos ajudará no mumento çerto,por isso:SALMOS 38:12-15,PROVERBIOS 3:5(a).NÃO DESISTAN DE PERSEVERAR.

  24. Quem é servo leal a Jeová, não tem medo do mundo mau em que vivemos. Ficaria mais triste, se os servos de Jeová tivessem medo. Assim, é sinal que estão preparados para o que está para vir. A Bíblia diz na 1ª carta de Pedro« Lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, porque Ele cuida de você. A Bíblia garante que Deus pode nos ajudar, a ficar menos ansiosos! Nós nunca vamos ceder, ao inimigo nosso e, de Jeová que é Satanás o Diabo. Quer eu viva, quer eu morra é para Jeová. Por isso irmão de todo o mundo, vamos nos manter unido através oração.

  25. Estimados amigos. Eu não sou uma Testemunha de Jeová (eu pertenço a uma Igreja Batista), mas fiquei horrorizado ao ler esta notícia.
    Espero sinceramente que os enfermos se recuperem, que os culpados desse crime serán punidos de acordo com as leis, e que vocês possan praticar sua religião com total liberdade, reunidos em Congressos sem medo de ser perturbados.
    Deus os abençoe.
    Jesus Reigada. (Espanha)

  26. Que Jeová esteja connosco hoje e sempre assim como esteve sempre.
    Os nossos irmão estarão bem porque embora o mundo esteja a ser governado pelo diabo Jeová , Jesus e os Anjos estão nos apoiando.

  27. A todos os irmãos que sofreram estes terríveis ataques desejo rápidas melhoras.
    jeová está com vocês.

  28. Sou angolana e congrego em outra denominação mas, não suporto violência contra quem quer que seja, especialmente com o povo de Deus.
    Deus é fiel e quem toca no povo de Deus está a lutar contra Ele.
    Vamos pra frente. Que Deus os recupere logo e abençoe a todos nós.

  29. 2 Thessalonians 1: 6 & 7. Stay strong my brothars & sisters. May Jehovah bless your efforts to serve him faithfully. You are in our prayers, all our Christian love from the Hunslet congregation in England.

  30. Creio, que, se foi um ataque específico para essa seita, deve ser por causa da maneira que ela dita suas normas, particulares e além “das coisas escritas”. Claro que não concordo com o ataque, só estou explicando os porquês, uma seita que separa pessoas, acaba com casamentos, e mil coisas ruins mais, obviamente cria contendas e alimenta ódios, parece que muitos não estão satisfeitos mesmos. É só uma opinião, porque a torre de vigia tem feito muito estrago nas famílias!

    • Abandonem o ódio, o sentimento de superioridade, as perseguições a um povo que vive em verdadeiro vínculo de amor e união entre eles e por todos, sem fronteiras, empenhando-se pela paz, porque ela virá. E somente os que vivem dessa maneira e apoiam o Reino de Deus e a sua Soberania herdarão a verdadeira vida! Saibam! Muito em breve, as religiões irão deixar de existir, e somente os que decidem apoiar a adoração verdadeira terão o favor de Deus.

      • Não é ódio, quem nos odeiam é vocês! Pelo menos, é o que a torre bate firme todas reuniões. Quase perdi meus filhos para essa seita, lá em 2002, cansada de tanto disse me disse, fiz uma carta pedindo o desligamento, nenhum pecado, nada de indevido na conduta etc, minha filha de 17 anos, batizada, foi “aconselhada” a não me dirigir a palavra, tá lá no Ministério do Reino de agosto de 2002, e ela obedeceu! Já imaginou o transtorno que isso tem causado no mundo inteiro? Os tantos casos de depressão e suicídios? Graças ao verdadeiro Deus, e não a esse da torre, que minha filha caiu em si, abandonou essa seita e voltamos ao convívio normal de mãe e filha! Tenho uma tia testemunha de jeová e perguntei a ela porque ela fala comigo, visto que é proibido, ela respondeu, no alto dos seus quase oitenta anos: Eles não sabem de nada, ninguém é obrigado a ficar onde não quer! Falo com quem eu quiser e tenho fé que um dia Jeová vai acabar com isso! Tia esperta hein, essa nem precisa conhecer a sujeira da torre, tem cérebro, pensa!

        • Caros

          Internautas, simpatizantes e amigos da verdade.

          O tema aqui abordado é a ocorrência dos desmaios das testemunhas de Jeová que fielmente congregavam-se em um local de adoração a Deus, que por barbaridades ou por calúnia sofreram atentados a vida, e não o julgamento das atitudes demonstradas por seus crentes conforme me fez perceber os comentários que me antecederam.

          De lembrar que, CAPÍTULO II – Direitos individuais de liberdade religiosa, artigo 8.º – Conteúdo da liberdade de consciência, de religião e de culto, diz que a liberdade de consciência, de religião e de culto compreende o direito de:

          a) Ter, não ter e deixar de ter religião;

          b) Escolher livremente, mudar ou abandonar a própria crença religiosa;

          c) Praticar ou não praticar os actos do culto, particular ou público, próprios da religião professada;

          d) Professar a própria crença religiosa, procurar para ela novos crentes, exprimir e divulgar livremente, pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, o seu pensamento em matéria religiosa;

          e) Informar e se informar sobre religião, aprender e ensinar religião;

          f) Reunir-se, manifestar-se e associar-se com outros de acordo com as próprias convicções em matéria religiosa, sem outros limites além dos previstos nos artigos 45º e 46º da Constituição;

          g) Agir ou não agir em conformidade com as normas da religião professada, no respeito pelos direitos humanos e pela lei;

          Artigo 9.º – Conteúdo negativo da liberdade religiosa
          1 — Ninguém pode:

          a) Ser obrigado a professar uma crença religiosa, a praticar ou a assistir a actos de culto, a receber assistência religiosa ou propaganda em matéria religiosa;

          b) Ser coagido a fazer parte, a permanecer ou a sair de associação religiosa, igreja ou comunidade religiosa, sem prejuízo das respectivas normas sobre a filiação e a exclusão de membros;

          c) Ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a responder;

          d) Ser obrigado a prestar juramento religioso.

          2 — A informática não pode ser utilizada para tratamento de dados referentes a convicções pessoais ou fé religiosa, salvo mediante consentimento expresso do titular ou para processamento de dados estatísticos não individualmente identificáveis.

          Diante destes argumentos e sabendo que qualquer, organização ou comunidade tem regras e regem-se por padrões, creio que as pessoas que deixaram por livre vontade ou porque não se identificavam com os padrões estabelecidos nos documentos que regem a mesma organização não têm o direito de forçar quem se identificou com os padrões dessa organização e crê no que aprende a desistir, abandonar ou renunciar sua crença.

          Há um adágio que diz:
          “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar”

          Se alguém aqui não sabe onde quer chegar, não tentar parar quem já descobriu o caminho certo!

        • Mentira? Não acredite em mim, consulte o Ministério de Reino de agosto de 2002 e veja por si mesmo.
          O problema de vocês é que não querem enxergar! Tudo bem, cada um tem o que merece.

        • Ah, esse é o meu nome verdadeiro, estou no Facebook, minha história toda, não preciso de mentiras, o que digo eu apresento as provas, e quantas provas hein, também chorei e critiquei duramente quem tentava me alertar contra essa seita, por fim, fui atrás das provas e não tive opção senão enxergar. Sei que muitos tem família e amigos na seita e por isso estão definitivamente presos, o preço a pagar quando se sai é incalculável, não da parte de Deus, pois, sei, a duras penas, que Deus não está nessa seita, mas a desagregação familiar e a morte social imposta pelos homens que comandam a torre de vigia, esse sim é o verdadeiro preço! Se você está feliz, deixe passar, mas, os que estão infelizes na seita, esses precisam descobrir o caminho da libertação, saber que é apenas mais uma seita fundamentalista, e que Deus, o único, passa longe dela. Um abraço, Josita Souza

    • Uma pena sua pré concepção a respeito das Testemunhas de Jeová, nossa missão é pregar o Reino de Deus e o amor que Jesus nos ensinou, jamais seriamos a favor de separar vínculos familiares, quanto mais casamentos constituídos, por causa de percepções erradas que existe racismo, intolerância religiosa, discriminação por classe social e por aí vai!
      Mas ainda há tempo das pessoas sinceras se arrependerem e buscarem a verdade, pense nisso! visite nosso site para uma correta imagem de quem nós somos jw.org.

      • Não é pré concepção, é conhecimento de causa! Quase perdi meus filhos para essa seita, lá em 2002, cansada de tanto disse me disse, fiz uma carta pedindo o desligamento, nenhum pecado, nada de indevido na conduta etc, minha filha de 17 anos, batizada, foi “aconselhada” a não me dirigir a palavra, tá lá no Ministério do Reino de agosto de 2002, e ela obedeceu! Já imaginou o transtorno que isso tem causado no mundo inteiro? Os tantos casos de depressão e suicídios? Graças ao verdadeiro Deus, e não a esse da torre, que minha filha caiu em si, abandonou essa seita e voltamos ao convívio normal de mãe e filha! Tenho uma tia testemunha de jeová e perguntei a ela porque ela fala comigo, visto que é proibido, ela respondeu, no alto dos seus quase oitenta anos: Eles não sabem de nada, ninguém é obrigado a ficar onde não quer! Falo com quem eu quiser e tenho fé que um dia Jeová vai acabar com isso! Tia esperta hein, essa nem precisa conhecer a sujeira da torre, tem cérebro, pensa!

        • Já lhe respondi mais a cima.
          E tenha calma, você é muito agressiva, não esse o tipo de pessoas que o verdadeiro Deus aprova.

  31. Sim o povo da denominação Batista são realmente bondosos! Recentemente, não tenho certeza se Adventista ou Batistas se solidarizaram com as testemunhas de Jeová na Rússia, contra o banimento, e todos sabem que as testemunhas de Jeová não se solidarizam com nenhuma organização religiosa por mais amorosa ou correta que seja a causa! Enquanto, Batistas, Adventistas, Católicos e etc, não julgam, só ajudam!

  32. Soube anotícia quando trabalhava na Reconstrução dum salão do reino bem oróximo de mim estamos mesmo no fim não há dúvida Satnás está furioso e usa os seus agentes só para fazer o mal , mas não devemos nos vingar , é Jeová quem trará a Punição ( Romanos 17ª21 9 . Oremos por nossos Irmãos em angola que ficaram trumatizados bem os Irmãos na Rússia e em toda a Parte Nós Irmãos de portugal estamos convosco ( Deutonómio 31:6ª8 ) Por isso Coragem Brothers de angola leiam romanos 8:35ª39. E hebreus 35 ª39 – Força e muita coragem e as melhoras dos Irmãos que ficaram debelitados Orem , , Pios o N/ Mestre Jeus Cristo disse Coragem eu venci o Mundo ( João 16:33 9 . De V/ Irmão João macedo Congreg Magoito Sintra Portugal

  33. Soube anotícia quando trabalhava na Reconstrução dum salão do reino bem oróximo de mim estamos mesmo no fim não há dúvida Satnás está furioso e usa os seus agentes só para fazer o mal , mas não devemos nos vingar , é Jeová quem trará a Punição ( Romanos 17ª21 )9 . Oremos por nossos Irmãos em angola que ficaram trumatizados bem como os Irmãos na Rússia e em toda a Parte Nós Irmãos de portugal estamos convosco ( Deutonómio 31:6ª8 ) Por isso Coragem Brothers de angola leiam romanos 8:35ª39. E hebreus 10s 35 ª39 – Força e muita coragem e as melhoras dos Irmãos que ficaram debelitados Orem , , Pios o N/ Mestre Jeus Cristo disse Coragem eu venci o Mundo ( João 16:33 9 . De V/ Irmão João macedo Congreg Magoito Sintra Portugal

  34. It is so sad to learn of this news. We will always remember you our dear brothers. May Jehovah the Almight protect and grant you confort in such a trying moment. That is why Jesus said ” keep on praying”!! Do not give up! Ketani Zambia

    • Poxa, dormi tanto! Passei dez anos da minha vida escravizada à torre de vigia, você ainda quer que eu durma mais ainda?! kkkk

    • Não responda nada para essa mentirosa debochada e hipócrita. Ela é como Satanás, “persiste em transforma-se em anjo de luz”, tudo no intuito de enganar os incautos. Eu conheço bem o tipo. Fingem que são nossos amigos, usam palavras macias, tudo no intuito de nos tirar da organização de Jeová, que é tudo que eles querem. Mas o fim dela e de todos os que abandonam Jeová, todos sabemos qual será! Assim como o Diabo, eles sabem que serão DESTRUÍDOS e querem levar o máximo de gente com eles!

      • For real? Why do you speak of her this way? Jehovah isn’t calling her those names. So why are you? Just as you are entitled to your beliefs she is entitled to her’s. You remind me of some preachers I know how spoke hatefully of their members when they wanted to leave their organization for the Jehovah’s Witnesses.
        And how are you going to tell others what to do? Last I read Jehovah gives everyone free will. If others want to answer her, who are you to tell them not to? And if she is a “debauched and hypocritical liar” as you claim why are you commenting on her post? Are not Jehovah’s Witnesses supposed to avoid those types of people? And if you can’t prove what you are saying and you live in the US, you may want to be careful that she doesn’t bring a lawsuit against you for slander and defamation of character. And what proof would you have in a “worldly” court of law to prove that she is what you say? Would Jehovah have your back? Would the organization have your back? Just some things to think about.
        If you want to be helpful why not stick to things like posting scriptures of comfort to those and their families who have been affected. It is talk like this that sometimes makes others speak badly of Jehovah’s Witnesses.

  35. Eu li os comentários aqui e pensei em não comentar mais nada, mas acho que preciso comentar algumas coisas:
    1º.- O essencial é que um grupo de Testemunhas de Jeová foi atacado covarde ao exercer seu direito de se reunir pacificamente para ser instruídos em sua fé. Condeno tão fortemente quanto possível esse ataque, como já indiquei em um comentário anterior, e eu também o condenaria se o grupo atacado fosse muçulmano, mórmon ou ateístas. É um direito dado por Deus escolher qual a religião ou filosofia da vida que queremos seguir ou não seguir.
    2º.- Além desta questão, uma Sra. que assinou como Josita Souza contou sobre a má experiência que teve com o grupo religioso das Testemunhas de Jeová, e também devemos respeitar sua jornada espiritual, o que levou a entrar nesta Religião, e depois saír dela. Todos têm o direito de entrar e deixar livremente qualquer religião, sem medo de sua integridade física, emocional ou psicológica. Caso contrário, seria uma seita.
    3 .- Estou triste em ler as respostas dadas a esta mulher: “apostata mentirosa e hipócrita”, semelhante a Satanás, etc. E parece que o único e supremo interesse por trás da Sra. Josita , é que você deixe as Testemunhas de Jeová, não diz o drama pessoal e familiar que viveu
    Poderíamos respeitar mais pessoas de diferentes crenças, ou nenhuma. Se as Testemunhas de Jeová querem ser respeitadas – eu entendo que eles também devem respeitar aqueles que não pensam como eles, ou saíram de entre eles. Se eles estão tão certos de terem a religião certa, podem orar pelos dissidentes, abençoá-los em nome de Jeová e amar os nossos inimigos conforme Jesus ensinou. O ódio de alguém que se chama de Christiano me dá grande dor.
    Deus abençoe a todos vocês.

    • Pois é, a questão é muito mais complexa do que podem imaginar! Eu acredito firmemente que todas as pessoas devem ser respeitadas nas suas escolhas, hoje eu penso assim, porque um dia eu fui Testemunha de Jeová e aprendi diferente.
      Quando se é Testemunha de Jeová acredita-se que se está na única religião verdadeira e que as outras religiões são parte de Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa (ensino amplamente disseminado pela Torre de Vigia que, por sua vez, é a organização que dirige as Testemunhas de Jeová).
      Bem, não é novidade, cada religião crê que é a única verdadeira, o único caminho para Deus. O problema com as Testemunhas de Jeová começa quando o membro, batizado, resolve, por conta própria ou pelo cometimento de alguma transgressão (sendo expulso), sair da religião, aí a coisa complica, o que seria simples em muitas outras organizações, com as testemunhas tem se tornado um caso de polícia, literalmente.
      Quando o membro deixa a religião, obrigatoriamente é dado o anúncio que “… fulano de tal não é mais testemunha de jeová”. Pronto, nesse momento, os que permanecem na religião precisam evitar aquela pessoa de todo jeito, “… nem sequer dando um oi”, conforme explica uma de suas muitas publicações. E quantas publicações! Entendeu? Sair não é proibido, porém, quando você sai, você já era! É um morto-vivo! Suas amizades, talvez de muitos anos, acaba ali. Sua mãe, se for da religião, também não deverá falar com você, se você for maior, sua mãe é aconselhada a botar você para fora de casa, para que, segundo a torre de vigia, para que se arrependa e volte! Seus irmãos de sangue, sendo da religião também viram o rosto para você, seus sobrinhos nunca mais poderão lhe cumprimentar, a não ser que volte. Mas, você não quer voltar, por diversos motivos você prefere não voltar. Você consegue sair, mas, o preço é alto, o preço é a sua dignidade.
      Muitos dirão, ora, deixa pra lá, segue com sua vida, esqueça eles. Não funciona assim, sendo sua família toda dessa organização religiosa, o problema se torna grave! Como esquecer os netos que nasceram e você não pode visitá-los, sequer conhecê-los? Esquecer os próprios filhos? Esquecer seus irmãos de sangue e sobrinhos? Esquecer que um dia você teve família?
      Eu tenho lutado, juntamente com muita gente que saiu de lá e vivencia esses horrores.
      Não é meu objetivo tirar ninguém de lugar algum, mas, é um trabalho de alerta, para que pesquisem, busquem informações, saibam exatamente onde estão e façam suas escolhas e, principalmente alerta a sociedade, mais gente conhecendo é menos gente apoiando, para que num futuro próximo, ou essa seita muda sua regra mesquinha ou desaparece.
      Para quem acredita que a torre está aplicando textos bíblicos quando determina não falar ou manter contato com os que saem, peço que façam pesquisas e descubram os contextos nos textos bíblicos.
      Ainda que se acredite (por não levar adiante a pesquisa) que realmente é bíblico, pergunte-se: É coerente deixar de falar com alguém simplesmente porque ele seguiu outro caminho? É a torre de vigia detentora do poder de julgamento ou Jesus é o único juiz?
      Agradeço as suas palavras ao intervir no assunto e, com certeza, essa pessoa que fez os comentários depreciativos está a quilômetros e quilômetros do amor que Cristo ensinou, ela e muitos outros.
      Tudo de bom para você.
      Josita Souza

    • Jesus Reigada, não sei deixe enganar. Essa tal de Josita só finge ser boazinha, se faz de coitadinha, etc. só para enganar os inocentes e levá-los a se afastar de Jeová e de sua organização. Como eu disse, eu conheço MUITO BEM esse tipo de gente. São FALSOS, MENTIROSOS E HIPÓCRITAS! Eles são como diz em 2 Pedro 2:22: “Com eles aconteceu o que diz o provérbio verdadeiro: “O cão voltou ao seu próprio vômito e a porca lavada a revolver-se no lamaçal” Vc acha que essse texto está aí para falar de quem?
      https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/crencas-testemunhas-de-jeova/

  36. Boa noite,
    Chamo me Daniela e estou em Angola. Sou testemunha de Jeová.
    Estamos certos da preocupação amorosa de testemunhas de jeová pelo redor do mundo e pessoas em geral.
    Estamos certos que agora não é o tempo de desistir, como o congresso incentivou e ainda vai incentivar a muitos.
    Certamente não seria sensato nos envolvermos em discórdia ou comentários negativos.
    Somos pacíficos em palavras e acções. E não retribuídos o mal a ninguém. Nem mesmo a nossos inimigos.
    Estamos certos de que nosso Deus Jeová cuidará de nós, nestes dias difíceis.
    Por isso prezados, orem por nós e evitemos os contendas, neste fórum ou em qualquer outro.
    Afinal o servo de Jeová não precisa brigar ou obrigar ser ouvido.
    De nossa parte, deixaremos o assunto nas mãos de Jeová e cuidarmos para manter a nossa integridade.
    saudações a inteira fraternidade

  37. Caros

    Internautas, simpatizantes e amigos da verdade.

    O tema aqui abordado é a ocorrência dos desmaios das testemunhas de Jeová que fielmente congregavam-se em um local de adoração a Deus, que por barbaridades ou por calúnia sofreram atentados a vida, e não o julgamento das atitudes demonstradas por seus crentes conforme me fez perceber os comentários que me antecederam.

    De lembrar que, CAPÍTULO II – Direitos individuais de liberdade religiosa, artigo 8.º – Conteúdo da liberdade de consciência, de religião e de culto, diz que a liberdade de consciência, de religião e de culto compreende o direito de:

    a) Ter, não ter e deixar de ter religião;

    b) Escolher livremente, mudar ou abandonar a própria crença religiosa;

    c) Praticar ou não praticar os actos do culto, particular ou público, próprios da religião professada;

    d) Professar a própria crença religiosa, procurar para ela novos crentes, exprimir e divulgar livremente, pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, o seu pensamento em matéria religiosa;

    e) Informar e se informar sobre religião, aprender e ensinar religião;

    f) Reunir-se, manifestar-se e associar-se com outros de acordo com as próprias convicções em matéria religiosa, sem outros limites além dos previstos nos artigos 45º e 46º da Constituição;

    g) Agir ou não agir em conformidade com as normas da religião professada, no respeito pelos direitos humanos e pela lei;

    Artigo 9.º – Conteúdo negativo da liberdade religiosa
    1 — Ninguém pode:

    a) Ser obrigado a professar uma crença religiosa, a praticar ou a assistir a actos de culto, a receber assistência religiosa ou propaganda em matéria religiosa;

    b) Ser coagido a fazer parte, a permanecer ou a sair de associação religiosa, igreja ou comunidade religiosa, sem prejuízo das respectivas normas sobre a filiação e a exclusão de membros;

    c) Ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis, nem ser prejudicado por se recusar a responder;

    d) Ser obrigado a prestar juramento religioso.

    2 — A informática não pode ser utilizada para tratamento de dados referentes a convicções pessoais ou fé religiosa, salvo mediante consentimento expresso do titular ou para processamento de dados estatísticos não individualmente identificáveis.

    Diante destes argumentos e sabendo que qualquer, organização ou comunidade tem regras e regem-se por padrões, creio que as pessoas que deixaram por livre vontade ou porque não se identificavam com os padrões estabelecidos nos documentos que regem a mesma organização não têm o direito de forçar quem se identificou com os padrões dessa organização e crê no que aprende a desistir, abandonar ou renunciar sua crença.

    Há um adágio que diz:
    “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar”

    Se alguém aqui não sabe onde quer chegar, não tentar parar quem já descobriu o caminho certo!

  38. As long as Jehovah is living, and we remain in his organisation, nothing materially and spiritually will bring us down-Ps 124:2-7

  39. Senhor Carlos Coimbra Pedro,

    É justamente sobre essa questão, de lembrar que, CAPÍTULO II – Direitos individuais de liberdade religiosa, artigo 8.º – Conteúdo da liberdade de consciência, de religião e de culto, diz que a liberdade de consciência, de religião e de culto compreende o direito de:

    a) Ter, não ter e deixar de ter religião;

    b) Escolher livremente, mudar ou abandonar a própria crença religiosa;

    Quando se é Testemunha de Jeová, não se tem esse direito, ou melhor, na fachada parece que sim, mas, AQUELE QUE DEIXA A SEITA/RELIGIÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ É ISOLADO, VISTO COMO UM PÁRIA, INCLUSIVE DA PRÓPRIA FAMÍLIA, NINGUÉM DEVE FALAR COM ELE SOB PENA DE SER EXCLUÍDO TAMBÉM!
    Sendo assim, podemos dizer que essa ou qualquer pessoa desse grupo religioso pode sair sem retaliações? Não mostra essa regra de isolar os que saem, que a opção única para continuar com o convívio familiar, seria permanecer na seita/religião? Se só existe uma única opção, a escolha não é livre, fere inclusive os direitos individuais que você citou mais acima.

    Se o Artigo 9.º, diz que ninguém pode ser coagido a fazer parte, a permanecer ou a sair de associação religiosa, igreja ou comunidade religiosa, não seria o isolamento e a perda do convívio familiar coerção? No sentido de fazer com que o indivíduo permaneça na seita? Como quem dita: Você pode ir, mas, esqueça que tem família ou então, volte para a seita e tenha sua família de volta.
    Conheço muitos e muitos casos, história de famílias inteiras dilaceradas por causa dessa seita. Eu escapei. Muitos, a maioria, não tem essa sorte.

    Josita Souza

  40. 4impress – Quando a pessoa não consegue ver o que está na sua frente, o motivo é porque ela não quer ver.
    A psicologia explica. O que posso dizer? Pesquise, vá além das publicações da torre de vigia, verifique cada palavra. É preciso manter a mente aberta, no mínimo encontrará discrepâncias, a montanha de engano vem em seguida, alguns não aguentam o baque, é difícil mesmo passar anos da vida acreditando que se “tem a verdade” que se “está na verdade” e ver isso caindo por terra! É preciso humildade, o orgulho tem cegado muita gente. Bem, passei por tudo isso, me recuperei, ajudei meus filhos e muita gente, gente como você, gente boa que pensa está fazendo a coisa certa. Hoje compartilho esse conhecimento e ajudo pessoas que buscam a história verdadeira dessa religião. Meu e-mail [email protected]
    Grande abraço, Josita Souza

  41. Estamos a nos esquecer dos favores de Jeová O Senhor… Depois do calar das armas, agora a guerra é contra aqueles que são fieis a Ele. Lamento muito a posição que certos angolanos estão a tomar.

    Mas em tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Jeová O Senhor. Continuemos a orar para que esta nação não se torne deserta.

    Att.

DEIXE UMA RESPOSTA