Ler Agora:
Isaías Samakuva na Lunda-Norte
Artigo completo 2 minutos de leitura

Isaías Samakuva na Lunda-Norte

O candidato da UNITA a Presidente da República nas eleições gerais reconheceu que o processo eleitoral decorre com normalidade, não obstante algumas irregularidades, que não especificou.

Isaías Samakuva orientou ontem um acto político de massas, no antigo mercado da Xawande, localizado no bairro da Carreira de Tiro, um dos mais populosos da cidade de Malanje.

Samakuva voltou a referir-se ao Governo Inclusivo e Participativo (GIP) a ser criado em caso de vitória da UNITA nas eleições do dia 23 de Agosto.

O candidato presidencial defendeu, igualmente, a publicação antecipada dos cadernos eleitorais para que cada eleitor saiba da assembleia que deve votar.

Terça-feira, no município de Calandula, a 85 quilómetros da cidade de Malanje, durante um acto político de massas no quadro da campanha eleitoral, o líder do maior partido na oposição disse que a publicação atempada dos cadernos eleitorais vai evitar os constrangimentos como os verificados nas eleições gerais de 2012, quando, segundo ele, muitos eleitores foram obrigados a deslocar-se de um ponto para outro, a fim de votar na assembleia em que constava o seu nome.

Samakuva lembrou ainda que a afixação dos cadernos eleitorais está plasmada por lei, daí a necessidade da sua publicação em tempo oportuno. Depois de Malanje, Samakuva segue para a Lunda-Norte, onde inicia um périplo pelo leste do país e que o vai levar às províncias da Lunda-Sul e do Moxico

Apelo à CNE

O secretariado executivo do Comité Permanente da UNITA apelou à CNE a reafirmar a sua independência institucional, para assegurar a igualdade de oportunidade e de tratamento das diversas candidaturas às eleições. A decisão consta do comunicado final produzido no final de uma reunião daquele órgão da UNITA, realizada terça-feira, em Luanda. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »