Ler Agora:
Isaías Samakuva joga “cartas decisivas” no Moxico
Artigo completo 2 minutos de leitura

Isaías Samakuva joga “cartas decisivas” no Moxico

Isaías Samakuva, candidato da UNITA a Presidente da República, iniciou ontem a última etapa da sua digressão pelo leste do país, com a realização de um acto político de massas no Luau. No município mais a leste do país, o candidato do maior partido na oposição falou sobre o programa de governo da UNITA, que pretende inclusivo e participativo.

Ainda ontem, Samakuva recebeu em audiência autoridades tradicionais do Luau. Hoje, parte para a sede provincial, Luena, onde orienta um outro acto político de massas, em que deve igualmente pronunciar-se sobre as linhas de força do seu partido em caso de vitória nas eleições do dia 23 deste mês.

O candidato da UNITA está numa província em que não foi bem sucedido nas últimas eleições. Em 2012, a UNITA não conseguiu eleger sequer um deputado no Moxico, tendo todos os cinco assentos que a província tem direito no Parlamento sido ocupados pelo partido no poder. Isaías Samakuva tenta, assim, conquistar a simpatia dos eleitores que sempre se mostraram fiéis ao MPLA.

Foi o mesmo que o líder da UNITA fez na Lunda-Norte e Lunda-Sul, a primeira e segunda etapas da sua digressão pelo leste. Nas últimas eleições, o MPLA também venceu por 5-0 na Lunda-Norte, enquanto na Lunda-Sul elegeu quatro deputados e o PRS um. No dia 23 de Agosto se saberá se o MPLA continua hegemónico na região leste, ou se a UNITA consegue eleger deputados.

Além das acções que o seu candidato efectua no Moxico, a UNITA realiza um pouco por todo o país actividades com vista à conquista dos eleitores. Na maior praça eleitoral, Manuel da Costa Ekuikui, candidato a deputado pelo círculo da capital do país, mantém contactos com cidadãos de Luanda, uma acção que pretende repetir na sexta-feira no município de Belas. Em Benguela, o secretário provincial da UNITA, Alberto Ngalanela, encerrou ontem contactos com o eleitorado. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »