Huambo: Alfabetizados mais de 51 mil adultos este ano

HUAMBO: ESTUDANTES DURANTE A PALESTRA (FOTO: VALENTINO YEQUENHA)

Cinquenta e um mil e 591 adultos foram alfabetizados de Janeiro a Junho deste ano, na província do Huambo, menos 1305 que em igual período em 2016.

O facto foi confirmado quinta-feira, à Angop, pelo chefe da secção de educação de adultos, Osvaldo Fonte Eduardo, informou que estes adultos, que antes não sabiam ler e escrever, no quadro do programa “Sim Eu Posso”.

Disse que inicialmente tinham se inscrito 52.962, 458 dos quais desistiram e 913 terminaram sem êxito o programa de alfabetização e aceleração escolar.

Osvaldo Fonte Eduardo explicou que no sistema pós-alfabetização, nos módulos 2 e 3, e o I ciclo da aceleração escolar frequentaram aulas 23.836 cidadãos nos 11 municípios da província do Huambo.

Acrescentou estar em curso os preparativos para o arranque da 2ª fase em que se prevê matricular 28 mil adultos, que, por diversas razões, nunca tinham frequentado uma escola do ensino geral.

Deu a conhecer que as aulas de alfabetização, nos 11 municípios da província do Huambo, decorrem nas primeiras horas do dia e no final da tarde, sendo asseguradas por 1.364 alfabetizadores voluntários, entre eles alguns da brigada Deolinda Rodrigues, da campanha especial OMA. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA