Entrega de cartões aos eleitores vai até 21 de Agosto

CIDADÃOS TRATAM SEGUNDA-VIA DO CARTÃO ELEITORAL (FOTO: KINDA KYUNGU)

O Ministério da Administração do Território anunciou ontem que o processo de entrega de cartões de eleitor a cidadãos que solicitaram a emissão da segunda via em consequência de extravio ou má conservação termina no próximo dia 21.

O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, que anunciou ontem o facto ao Jornal de Angola, revelou que foram reimpressos e entregues aos cidadãos eleitores, de 16 de Maio a 4 deste mês, 81.158 cartões de eleitor.

Os números correspondem a uma media diária de 1.376, segundo o secretário de Estado para os Assuntos Institucionais do Ministério da Administração do Território.

Adão de Almeida esclareceu que não existem muitos cartões por entregar. “O que está a acontecer é que as pessoas, ao invés de levantarem o cartão, estão a pedir uma segunda via, daí que tenhamos os números de cartões entregues em sede de segunda vias que nos coloca num plano residual”, disse.

O secretário de Estado adiantou que o processo de entrega está a ser desenvolvido em todo o país e estão criadas todas as condições para atender às solicitações dos cidadãos para que possam exercer o seu direito de voto no dia 23.
Adão de Almeida apelou a todos os cidadãos que ainda não tenham recebido os seus cartões ou os tenham extraviado a dirigirem-se às administrações municipais, de distritos urbanos ou de comunas para solicitaram a reemissão de um novo cartão.

Apelo da CNE

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que a instituição recomenda a todos os cidadãos para se dirigirem às administrações municipais no sentido de fazerem o levantamento dos cartões de eleitor. “Tem estado a surgir pedidos consideráveis de emissão segundas vias. A CNE espera que, depois do dia 21, haja reclamações ou queixas por parte de cidadãos que não cumpriram com o apelo da CNE”, disse. (Jornal de Angola)

DEIXE UMA RESPOSTA