Eleições/2017: Líder da UNITA defende atenção especial ao sector da saúde

ISAIAS SAMAKUVA, PRESIDENTE DA UNITA (ARQUIVO) (FOTO: ANTONIO ESCRIVAO)

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou hoje (sábado), no Dundo, província da Lunda Norte, que o sector da saúde deve merecer atenção especial por parte dos governos.

O líder da UNITA falava aos militantes e seguidores do seu partido, num acto de massas realizado na rotunda do obelisco, na cidade do Dundo, o segundo que realizou na Lunda Norte, depois do de Cafunfo, município do Cuango, aos quais pediu o voto nos “maninhos” no dia 23 de Agosto.

O candidato a Presidente da República defendeu, na ocasião, a necessidade de se olhar para o sector da saúde com seriedade, tendo prometido, se ganhar as eleições, a adopção de várias medidas para resolver os problemas que identificou nesta área.

Disse que o governo da UNITA irá reduzir o índice de mortalidade infantil, construir centros de saúde próximos do cidadão e formar educadores e assistentes para ensinarem a população sobre cuidados de prevenção de doenças.

Para o político, é possível mudar o estado em que se encontra o sector da saúde, num espaço muito curto de tempo, começando pelo abastecimento dos hospitais com medicamentos.

Para o sector da educação, Isaías Samakuva defendeu um ensino rigoroso, para se ter qualidade, e afirmou que o governo liderado pela UNITA vai criar condições para que todas as crianças tenham acesso à escola, com um sistema de educação obrigatório e gratuito até ao nível médio.

Para o líder do partido do “Galo Negro”, a escola tem de estar próxima do cidadão e das comunidades, e devem ser criadas condições de trabalho e salário digno para os professores, enquanto, para os cidadãos, sem capacidade financeira, o Estado deverá atribuir uma bolsa para continuar os estudos no ensino superior.

O presidente da UNITA defendeu, igualmente, a reestruturação da economia com a liberalização dos investimentos, facto que vai garantir a criação de mais emprego para os cidadãos e, sobretudo, para a juventude.

Isaías Samakuva tem encontro, no princípio desta noite, com o bispo da Diocese do Dundo, dom Estanislau Chindecasse, e domingo orienta uma palestra na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, bem como também irá ao mercado falar sobre o manifesto eleitoral do partido. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA