Economia moçambicana deverá crescer 5,5% até 2020

Banco Central de Moçambique (DR)

O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique deverá crescer, em média, 5,5% entre os anos de 2017 e 2020. Os dados estão no relatório sobre a avaliação “rating” divulgado pela agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P), que também considera que este ano o país deverá crescer 4% e que a dívida pública vai descer de 128,1% do PIB para 111,7% em 2020.

“As pressões económicas externas sobre o crescimento do PIB real melhoraram, de alguma forma, durante este ano”, diz a S&P, vincando que o fortalecimento do metical e a subida dos preços do alumínio e do carvão “vão aumentar a produção e os investimentos”.

Ainda de acordo com a agência, esses investimentos, “juntamente com os investimentos relacionados com o sector do gás natural líquido, vão suportar um ressalto no crescimento do PIB real, que deverá aumentar”. Em 2016, o crescimento económico moçambicano ficou nos 3,8%. A subida da economia de Moçambique, segundo o relatório da agência, “será alicerçada nos desenvolvimentos positivos na indústria do gás, como decisão final de investimento da ENI na bacia do Rovuma”, cujos principais contributos para a economia só vão sentir-se depois de 2020.

Peso da dívida

Na avaliação sobre o andamento da economia, os analistas Rhavi Bhatia e Gardner Rusike, que assinam o relatório, dizem que nos próximos anos “um peso da dívida particularmente elevado, juntamente com a procura interna fraca e baixos níveis de investimento, vão continuar a pesar das perspectivas de evolução da economia moçambicana”. (O País)

DEIXE UMA RESPOSTA