Comunidade da Cabala ganha novo templo

ENTIDADES PRESENTES À INAUGURAÇÃO DA IGREJA DA CABALA (FOTO: CLEMENTE)

A localidade da Cabala, município do Icolo e Bengo (Luanda), ganhou, hoje, sexta-feira, um novo templo rebaptizado com o nome de “Igreja de Santa Teresa Nova da Cabala “, erguida em substituição de uma antiga feita de pau-a-pique, cuja cerimónia de inauguração ficou marcada com uma missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes.

Para o prelado, hoje é um dia grande para o coração da comuna da Cabala, porquanto está-se a conceder a benção com a inauguração do novo templo que está próximo entre a catedral da Diocese de Viana e a rota da Muxima, tendo assinalado ser a mesma “a morada dos homens e com Deus”.

“Vóz sois o templo de Deus. Se Alguém o destruir, Deus o destruirá. Não tem perdão”, evocou, ressaltando que este é um lugar para todos os povos e não propriedade privada, mas o “encontro do homem entre si e com Deus”.

Por outro lado, Peliganga Agostinho, de 54 anos de idade, fiel católico residente na Cabala, enalteceu a inauguração do templo, ressaltando ser motivo de muita alegria, porque a antiga oferecia poucas condições de comodidade e proximo de um mercado, mas com a actual os crentes vão conseguir rezar a vontadade.

Georgina Avelino Fernandes, fiel de 77 anos de idade, considera que a inauguração da Igreja de Santa Teresa Nova da Cabala” representa a concretização de um sonho antigo da comunidade da Cabala.

O financiamento para a sua construção foi suportado com contribuições dos peregrinos e uma boa parte pela “Diocese de Viana”. As obras duraram cerca de cede dois anos.

Participaram da cerimónia de inauguração, o vice-governador de Luanda para área Técnica, em representação do governador Higino Carneiro, outros membros do Governo provincial, da administração do Icolo e Bengo e entidades eclesiaticas. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA