China promete amplo apoio à Gâmbia

(DR)

A China irá estabelecer um novo apoio ao seu aliado africano, Gâmbia, principalmente em infra-estruturas, agricultura, turismo e outras áreas, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, à sua homóloga gambiana que está de visita ao gigante asiático, depois que a nação africana abandonou os laços de amizade com Taiwan.

A Gâmbia pôs fim as relações formais com Taiwan, reivindicado pela China como uma província rebelde sem direito a laços diplomáticos, no ano passado. O novo governo da Gâmbia, que assumiu o cargo do ex-líder de longa data Yahya Jammeh este ano, comprometeu-se a continuar as relações com Pequim.

As empresas chinesas e francesas estão empolgadas em ajudar o país africano a construir o seu porto do Atlântico de Banjul para ser o que as fontes da indústria dizem que poderia ser um rival do porto de Dakar, no Senegal.

Wang disse que a retomada dos laços diplomáticos não só trouxe as relações bilaterais de volta ao caminho certo, mas também abriu amplas perspectivas de cooperação. (Africanews/Portal de Angola)

DEIXE UMA RESPOSTA