Candidato do MPLA analisa pleito com observadores da SADC

Candidato a Presidente da República pelo MPLA, João Lourenço recebe observadores da SADC (Foto: Lucas Neto)

A preparação das eleições gerais de 23 deste mês foi analisada neste domingo, em Luanda, num encontro que o candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, teve com observadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Em declarações à imprensa, no final do encontro, a chefe da comitiva, a tanzaniana Susan Alphonce Kolimba, disse que o mesmo se enquadra no âmbito das responsabilidades da missão, no sentido de auscultar as opiniões de todos os intervenientes no processo.

Disse que a delegação tem estado a acompanhar o empenhamento das forças políticas na mobilização dos eleitores para o escrutínio.

Acrescentou que os observadores da SADC, que começam a desdobrar-se pelo país a partir de terça-feira, vão assistir alguns comícios dos candidatos a Presidente da República para aferir o nível de organização.

Susan Alphonce Kolimba, que na Tanzânia desempenha as funções de vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, salientou que o relatório da missão de observação será divulgado a 25 deste mês, dois dias depois do sufrágio.

Integram a comitiva da SADC o angolano Jorge Cardoso, os representes do Lesoto, Thoahlane Leshele, da Namíbia, Gerhard Totemeye, de Moçambique, Orlando Duarte Rafael, Hermenegildo Caetano e Miguel Tungaza, o zambiano Kondwani Chirambo e o tswanês Gabriel Malebong.

A missão de observação da comunidade regional já se encontrou com os candidatos a Presidentes pela UNITA e pelo PRS, e deverá nos próximos dias reunir-se com os candidatos da APN, CASA-CE e FNLA. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA