BP investe 30 biliões de dólares no mercado nacional

HÉLDER SILVA DIRECTOR ADJUNTO DA BP ANGOLA (FOTO: ANTONIO ESCRIVAO)

Trinta biliões de dólares é o valor investido no mercado nacional pela British Petroleum (BP-Angola) desde 1995, até a presente data, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, o director- geral – adjunto, Hélder Silva.

O responsável que fez esta afirmação durante a cerimónia de lançamento oficial do relatório de sustentabilidade da empresa, ressaltou que, durante este período, a empresa pagou ao Estado angolano cerca de 18 mil milhões de dólares em impostos.

Referiu que a BP tem uma produção diária de 300 mil barris, contribui com uma produção de cerca de um milhão e 700 mil barris de petróleo/dia, o que representa cerca de 18 a 19 porcento da produção global de petróleo nacional.

A BP-Angola contribui com cerca de 19 porcento da produção total da empresa petrolífera a nível mundial, e nesta altura, é o número um na contribuição de receitas líquidas dentro do grupo da BP.

Fruto da baixa do preço do barril de petróleo, a empresa reduziu em cerca de 20 a 25 porcento da força de trabalho, desde angolanos, expatriados e contratados.

Por outro lado, estima-se que a produção líquida da empresa se cifre este ano em cerca de 207 mil. A produção do ano passado cifrou-se em cerca de 223 mil barris de petróleo.

Para a BP desenvolver novos serviços, com o actual preço do barril de petróleo, será necessário negociar dentro dos termos comerciais, reduzir os custos de desenvolvimento e inovar as tecnologias. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA