África coloca satélite no espaço

(DR)

Sexta-feira foi lançado na Estação Espacial Europeia pelo SpaceX o primeiro satélite GhabaSat-1. Desenvolvido por estudantes nos últimos dois anos na universidade All Nations no Gana, com um custo aproxmado de 44 mil euros e pesando cerca de um quilos servirá para monitorizar o litoral do país. Nunca algum país da África Subsaariana tinha enviado um satélite para o espaço.

O projecto foi financiado quase na íntegra pela Agência Espacial Nacional do Japão uma vez que o governo do Gana não deu qualquer apoio oficial ao projecto.

Segundo o coordenador do projecto, Richard Damoah este lançamento inicia uma nova era no seu país, abrindo assim a porta para outro tipo de actividades espaciais. Essa nova era permitirá também integrar a tecnologia de satélite no currículo do ensino médio.

África tem investido bastante na área espacial tendo já várias agências espaciais (África do Sul, Nigéria, Quénia e Etiópia) e uma União Africana para a Política e Estratégia Espacial Africana. Para além deste lançamento, Angola planeia já para o ano lançar também um satélite para o espaço. (Maistecnologia)

por TechCrunch

DEIXE UMA RESPOSTA