Zaire: Aumentam infracções na fronteira com a RDC

Zaire: Imigrantes detidos pela Policia Nacional (Foto: Pedro Moniz Vidal)

Cinquenta e uma infracções de violação de fronteira foram registadas, nos últimos sete dias, no perímetro fronteiriço que separa a província do Zaire com a região do Congo Central (RDC), tendo-se verificado um aumento de nove casos em comparação a igual período anterior.

Do número de infracções, 43 foram por entrada ilegal de estrangeiros no território nacional, sete por contrabando de combustível e uma por fuga ao fisco, indica uma nota do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, enviada hoje (terça-feira) à Angop, em Mbanza Congo.

Acrescenta que em função das transgressões foram detidos 172 cidadãos da República Democrática do Congo, por tentativa de entrada ilegal no país, que após o registo operativo foram encaminhados à direcção provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para os procedimentos legais.

No quadro das acções de controlo e fiscalização de estrangeiros em situação migratória irregular, foram interpelados e detidos nos municípios de Mbanza Congo e Nzeto, 214 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, menos 45 em relação a semana passada.

Semanalmente, dezenas de cidadãos estrangeiros com destaque para os do Congo Democrático são interpelados pelas autoridades migratórias da região, por entrada e permanência ilegal no território nacional.

Trezentos e trinta quilómetros de fronteira separam a província angolana do Zaire com a região do Congo Central, República Democrática do Congo. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA