Workshop regional reflecte reforço do sistema de saúde comunitário em Angola

Huíla: Hospital Central do Lubango (Foto: Morais Silva)

Quinze organizações da sociedade civil das províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando-Cubango reflectem hoje (terça-feira), no Lubango, em Workshop Regional, o fortalecimento do sistema de saúde comunitário em Angola.

O evento com a duração de um dia, sob o lema: “Geração Livre da Sida até 2030 – um compromisso da Nação”, é uma organização da ANASO, em parceria com a World Vision-Angola e a Associação Prazedor, segundo a porta-voz do evento, Olga Pio.

A responsável destacou a abordagem de temas virados ao VIh-Sida, tuberculose e malária, o papel destas organizações no melhoramento da saúde preventiva em Angola, nos cuidados primários de saúde, apoiando na adesão a prevenção, aconselhamento, tratamento e controlo das Infecções de Transmissão Sexual (ITS).

Durante o evento vão ser ainda apresentadas experiências de boas práticas sobre o trabalho comunitário com as famílias, apoio social a jovem mulher, sensibilização dos adolescentes e jovens na comunidade feito pelas igrejas, mobilização social da concepção do impacto de prevenção da malária.

Referiu que as apresentações serão feitas pelas organizações de luta contra a sida e outras doenças nomeadamente, Prazedor, Aspalsida, ADPP, JEBECA e Cruz Vermelha de Angola.

Assegurou que o objectivo deste certame é de recolher contribuições para a construção de capacidades e desenvolvimento de competências destas organizações a nível do trabalho comunitário, avaliado os desafios riscos e oportunidades para a melhoria do desempenho e definir um conjunto de actividades-chave para responder aos desafios identificados. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA