Via de acesso ao novo aeroporto de Luanda recebe valetas de drenagem

Construção e valetas na via km 38 / Viana (FOTO: PEDRO PARENTE)

Cerca de dez quilómetros da estrada de acesso ao novo aeroporto internacional de Luanda, partindo do KM 38 (Viana) à Catete, estão a receber valetas laterais para o escoamento de águas pluviais, visando a conservação do asfalto.

Segundo constatou hoje (terça-feira) a Angop, os trabalhos, que decorrem em simultâneo com a construção do separador central ao longo da via e dos passeios laterais, tiveram início no principio deste mês e vão facilitar o escoamento da água no canal rectangular em betão com ligação às bacias de retenção já instalados.

As valetas em betão possuem 50 centímetros e serão construídas em 34 quilómetros do troço em reabilitação.

Com a empreitada do troço Viana/novo Aeroporto Internacional de Luanda/Catete, a via terá três faixas em cada sentido, com canteiro central e bermas laterais, sinalização vertical e horizontal.

O projecto visa facilitar a circulação e acesso ao novo aeroporto internacional de Luanda, em construção desde finais de 2007, em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

O novo aeroporto ocupa numa área de 10 mil hectares onde há duas pistas duplas. Uma, a norte, possui três mil 800 metros de comprimento e 60 de largura, com capacidade para acolher aviões Boeing 747.

A outra, a sul, com quatro mil metros de comprimento e 75 metros de largura, pode receber aviões Airbus 380, o maior de passageiros do mundo. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA