UNITA capacita 51 mil delegados de lista

Participantes da IV Conferência provincial da UNITA (Foto: Pedro Moniz Vidal)

Cinquenta e um mil delegados de lista serão capacitados pela UNITA, até 31 deste mês, em todo o país, visando a participação nas mesas das assembleias de voto, no quadro da realização das eleições gerais de 23 de Agosto próximo.

Os delegados estão a ser formados em matérias relacionadas com a Lei Eleitoral, as técnicas de controlo do processo de escrutínio e sobre as ferramentas a serem aplicadas ao longo do exercício das suas actividades.

O papel dos fiscais eleitorais, direitos, competências e procedimentos dos delegados de listas à luz da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais e sobre a organização e funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral, a Lei dos Partidos Políticos e o Código de Conduta Eleitoral constam igualmente do plano de formação.

O secretário para os Assuntos Eleitorais daquele partido, Victorino Nhany, informou à Angop que está prevista a realização de testes de simulação nas assembleias de voto.

Destacou a importância da capacitação dos representantes da UNITA, que visa dotá-los de bases para fiscalizar a contagem dos dados nas mesas de voto.

As eleições gerais de 23 de Agosto de 2017 terão a participação de cinco partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA e APN) e uma coligação de partidos políticos (CASA-CE).

Nove milhões 317 mil e 294 é o número de eleitores inscritos para o pleito eleitoral. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA