Túmulos de Rainha Njinga e Ngola Mbande serão transformados em pontos turísticos

(DR)

Os túmulos dos os reis Ngola Kiluanje Kia Samba e Njinga Mbande, importantes ícones da luta anticolonial no Reino do Ndongo, localizados no município de Marimba, serão transformados em pontos turísticos, com vista a perpetuar as suas figuras e promover o turismo cultural.

O anúncio foi feito pelo primeiro secretário provincial do MPLA em Malanje, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa”, quando intervinha sábado num acto político de massa no município de Cahombo, que visou a apresentação do programa de governo e do manifesto eleitoral do Mpla, bem como da figura do seu candidato à presidente da república nas eleições deste ano.

Segundo o político, deverão ser criadas propícias no local, incluindo a reabilitação do troço que dá acesso à localidade de Muculo-a-Ngola (município de Marimba), onde estão sepultados os restos mortais dos dois reis.

Kwata Kanawa referiu que tendo em conta o papel histórico-cultural das duas personalidades, o MPLA viu-se na necessidade de facilitar o acesso aos túmulos, de modo de modo a melhorar o conhecimento da história do país. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA