Tsipras considera que “o pior já passou” e que vai tirar país “da crise

O primeiro-ministro grego (DR)

O primeiro-ministro grego acredita que vai tirar o país da crise. Principal “prioridade é recuperar a soberania económica”. Admite que os gregos podem acusar o seu governo de “mentiroso” mas não de “corrupto”.

A maior resposta de Alexis Tsipras a quem o critica pode demorar ainda algum tempo, mas o primeiro-ministro grego não tem dúvidas. “O pior já passou”, disse Tsipras numa entrevista ao The Guardian.

“Podemos dizer agora com certeza que a economia está a crescer…Lentamente, lentamente, aquilo que ninguém acreditava que pudesse acontecer, vai acontecer. Vamos tirar o país da crise…e isso será julgado no fim”, afirmou.

Há dois anos e meio no cargo, Alexis Tsipras já é o primeiro-ministro que está há mais tempo nessa posição nos oito anos da crise que tem afetado a Grécia. O líder admite que cometeu “grandes erros” e que teve de voltar atrás com algumas das promessas que o Syriza fez antes de chegar ao poder.

“Se for às ruas e perguntar sobre este governo, muitos poderão chamar-nos de ‘mentirosos’, mas ninguém vai dizer que somos corruptos ou que não temos honra ou que pusemos as mãos nos bolsos dos gregos”, afirma Tsipras.

Os sinais positivos para a economia grega são vários. Desde o regresso iminente aos mercados ao recente acordo “de princípio” para que o FMI participe no programa de resgate de 86 mil milhões de euros. O primeiro-ministro grego diz que a principal “prioridade é recuperar a nossa soberania económica”, revelando que já há planos traçados nesse sentido.

Nesta entrevista ao jornal britânico, Tsipras deixou ainda críticas ao seu antigo ministro das Finanças, Yanis Varoufakis. “Talvez chegue o momento em que algumas verdades serão reveladas…quando chegámos ao ponto de ler o seu plano B, era tão vago, que nem valia a pena falar sobre aquilo. Era simplesmente fraco e ineficiente”, assegura.

Tsipras afirmou perentoriamente que um Grexit nunca esteve em cima da mesa. “Deixar a Europa e ir para onde…para outra galáxia?”, atirou o líder grego. (Notícias ao Minuto)

DEIXE UMA RESPOSTA