Selecções de hóquei foram convocadas para os mundiais

Selecção de Angola de hóquei em patins (Foto: Arquivo)

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins começa os trabalhos de campo amanhã às 10h00, no pavilhão anexo II da Cidadela, sob a orientação de Fernando Falé, após a divulgação feita ontem da convocatória para a participação nos Jogos Mundiais da Patinagem, a decorrerem de 03 a 10 de Setembro na cidade chinesa de Nanjing.

Fernando Falé chamou 16 jogadores, seis dos quais a militarem no estrangeiro. Os escolhidos são Márcio, Pi, Geovety e Watanga (Académica de Landa), Nery, Jú e Tino (1º de Agosto), Manucho e Guedes (Sagrado Coração), Dala (Marinha de Guerra), Veludo (Hóquei de Braga), André Centeno e João Pinto (Sporting de Portugal ), Big (Noia de Espanha),
Payero (Liceu da Corunha) e Jhoe (Candelária de Espanha).

A preparação da Selecção, segundo o técnico, vai ser feita em duas fases. A primeira em Luanda com os dez jogadores das equipas da capital, até ao próximo dia 06 de Agosto, altura em que o grupo viaja para Portugal tendo em vista a realização de jogos de controlo na cidade do Porto, já com a integração dos jogadores que actuam na Europa.

“Antes de seguirmos viagem para Portugal, na localidade de Santa Maria da Feira, na área metropolitana do Porto, vamos reduzir o grupo para seis. Os demais vão juntar-se ao grupo no estrangeiro para darmos início à segunda fase da preparação, com jogos de controlo até seguirmos viagem para China, no dia 27 de Agosto”, explicou o técnico Fernando Falé.

A Selecção está inserida no Grupo B, ao lado das similares do Brasil, Holanda e Estados Unidos. Questionado sobre o facto de não ter convocado qualquer jogador do Petro de Luanda, o técnico esclareceu que a lista foi feita com base nos indicadores dos atletas nas distintas competições disputadas no país.
O objectivo passa pela melhoria do nono lugar obtido em 2015, na França, de acordo com Pedro Azevedo “Chipita”, vice-presidente da FAP. “Estamos num grupo que pode complicar as nossas pretensões, até certo ponto. Mas acredito que temos condições para tal, se conseguirmos cumprir na íntegra com o programa de preparação”.

Chamada dos Sub-20

Ainda ontem, durante a conferência de imprensa na sede da Federação, Alberto Domingo “Jô” divulgou os eleitos para o Campeonato do Mundo de Sub-20 a decorrer no mesmo palco, de 27 de Agosto a 3 de Setembro. Os trabalhos de preparação começam na segunda-feira, em Luanda.

Devido às dificuldades financeiras, a preparação da equipa vai decorrer toda na capital do país. A direcção da FAP decidiu aproveitar o Campeonato Provincial, no qual está inserida a maior parte dos jogadores, para a dar rodagem competitiva ao grupo, até ao dia da viagem para China.

Foram chamados Chipico, Zidane, Djo e Nacoxi (Petro de Luanda), Bé e Amazinga (1º de Agosto), Gelson, Geny, Manuelito e Capringuinha (Académica de Luanda), Fedinho (Desportivo da Banca), Correia (Atlético do Namibe), Moisés

(Casa do Pessoal do Porto do Lobito) e Torres (Juventude do Lubango).
“Fiz o acompanhamento destes jogadores no Campeonato Nacional do ano passado, com excepção do Torres, do Juventude do Lubango. Mas felizmente o atleta está já a treinar numa equipa de Luanda. Com o decorrer do Provincial, vou poder tirar as melhores ilações”, disse Jô.

Apesar de ter sido anunciado o estágio pré-competitivo em Portugal, Hirondino Garcia, presidente de direcção da FAP, sublinhou que o quadro de dificuldades continua a ser o mesmo, por isso espera continuar a ter o apoio do Ministério da Juventude e Desportos, dos patrocinadores e amigos da modalidade. (Jornal de Angola)

por Armindo Pereira

DEIXE UMA RESPOSTA