Selecção faz último treino antes de viajar para China

JOGOS AFRICANOS CONGO BRAZZAVILLE 2015, SELECÇÃO MASCULINA DE BASQUETEBOL X SELECÇÃO DO EGIPTO. (Foto:Angop)

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol encerra hoje a preparação em casa, antes de seguir viagem amanhã, no final do dia, para a República Popular da China.

Palco do torneio internacional que serve de antecâmara ao Campeonato Africano da Nações “Afrobasket’2017”, a disputar-se de 8 a 16 de Setembro, na Tunísia e no Senegal.
O primeiro teste para aferir a prontidão do grupo acontece de 29 do corrente a 5 de Agosto. Além do país anfitrião, Angola vai ter pela frente a Lituânia e Nova Zelândia. A equipa orientada por Manuel Silva “Gi” disputa outro torneio no mesmo palco, com datas por definir, de acordo com o seleccionador.

Depois da primeira triagem na semana passada, Gi orienta o treino matinal no Pavilhão Multiusos do Kilamba. Além do aperfeiçoamento da técnica individual, vão ser trabalhados o ataque cinco contra cinco, bloqueios defensivos directos, rotação defensiva, defesa homem a homem, ataques com reposição da bola na linha final e lateral, com privilégio para os lançamentos livres.

“Estes 15 jogadores vão continuar a trabalhar até regressarmos da China, altura em que vamos fazer a última triagem, para então disputarmos o Afrobasket com 12 atletas. Após o segundo torneio vamos dar continuidade à preparação na China, de modo a variar o ambiente de trabalho. Não fazia sentido regressar tão cedo ao país, porque a competição acontece somente no mês a seguir”, esclareceu Manuel Gi.
Foram escolhidos Armando Costa, Hermenegildo Santos, Roberto Fortes, Carlos Morais, Leandro da Conceição, Gerson Lukeny, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller”, Yanick Moreira, Milton Barros, Sílvio Sousa e Eduardo Mingas.

Segundo o técnico, Bruno Fernando, jogador do IMG Academy dos Estados Unidos, junta-se ao grupo no dia 28, na China, um dia antes do arranque do primeiro torneio. A integração tardia do extremo-poste de 20 anos deve-se a compromissos académicos.

Gerson Domingos, Pedro Bastos, Edson Ndoniema, Alexandre Jungo e Teotónio Dó foram dispensados por opção técnica, ao passo que Valdelício Joaquim, extremo-poste do Recreativo do Libolo, acabou afastado uma semana antes, por alegado acto de indisciplina.

O seleccionador disse que a pretensão era disputar os jogos pré-competitivos na Europa ou América do Sul. A Federação pretende realizar um torneio em Luanda, a partir de 25 de Agosto, o que vai possibilitar aos amantes de basquetebol voltar ver a Selecção evoluir em casa, destacou Manuel Silva.
Com os três torneios, Angola vai em busca de traquejo competitivo, visando resgatar o título perdido para a Nigéria em 2015, no Afrobasket da Tunísia.

O poste Eduardo Mingas, um dos mais experientes entre os convocados, sublinhou que tem estado a trabalhar com “maior” responsabilidade, face à entrada de jogadores mais novos, que paulatinamente vão receber o testemunho. O veterano revelou ainda que o grupo de trabalho está consciente da necessidade de se apresentar ao mais alto nível.

Milton Barros, “capitão” da Selecção, garantiu que estão criadas as condições para que a preparação prossiga no exterior sem qualquer sobressalto. O base destacou ainda o trabalho e a forma como a equipa técnica tem liderado o grupo, que vai ao encontro das suas expectativas.
Quanto à mescla de juventude e veterania nos convocados, o jogador do Libolo afirmou ser este o momento certo para se renovar o grupo, tendo em vista os próximos compromissos.

O extremo poste Sílvio Sousa, uma das revelações do último Campeonato do Mundo de Sub-20, no Egipto, destacando-se como melhor ressaltador da prova, manifestou ansiedade por fazer a estreia no Afrobasket a nível dos seniores.
“Estamos todos imbuídos do mesmo espírito. Cada um procura dar o seu melhor, seguindo a orientação dos técnicos. Estou orgulhoso por fazer parte deste grupo. Fui bem recebido e quero agradecer os colegas que têm puxado por mim e pela confiança que mereci do treinador”. (Jornal de Angola)

DEIXE UMA RESPOSTA