Secretário de Estado americano reúne-se com os quatro adversários do Qatar

O rei Salman recebe Tillerson em Jidá (SPA/AFP / STRINGER)

O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, reuniu-se nesta quarta-feira em Jidá, na Arábia Saudita, com seus colegas do quarteto anti-Qatar, na sua missão de mediação desta inédita crise diplomática no Golfo.

Tillerson já viajou a Doha e ao Kuwait, outros mediadores na disputa entre Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egipto e o Qatar, que é recriminado por seu apoio a grupos extremistas e seus vínculos com Irão xiita.

Qatar e Estados Unidos anunciaram na terça-feira a assinatura de um acordo sobre “a luta contra o financiamento do terrorismo” em uma tentativa de responder as acusações dos adversários de Doha.

Mas logo em seguida o quarteto considerou o acordo como insuficiente para começar a solucionar a crise.
Consciente da dificuldade de sua tarefa, Tillerson foi recebido pelo rei Salman da Arábia Saudita pouco após chegar a Jidá, no fim da manhã desta quarta.

Também encontrou-se com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, e as duas partes destacaram a solidez dos vínculos entre Riad e Washington.
Tillerson também reuniu-se com os ministros das Relações Exteriores de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egipto. (AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA