Ler Agora:
Reitor da Universidade Mandume assume presidência da AULP
Artigo completo 3 minutos de leitura

Reitor da Universidade Mandume assume presidência da AULP

O reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), Orlando Manuel José Fernandes da Mata, assumiu nessa quarta-feira, 12, a presidência do conselho de administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), para o triénio 2017-2020.

Segundo uma nota de imprensa enviada pelo gabinete de comunicação da UMN, o reitor que ocupava o cargo de vice-presidente do órgão no mandato anterior, foi eleito por unanimidade pela Assembleia Geral da AULP, realizada durante o XXVII Encontro da Associação que decorreu de 10 a 12 de Julho na Universidade de Campinas, São Paulo (Brasil).

No seu discurso o novo PCA, lê-se na nota, sublinhou que continuará a promover o desenvolvimento, a consolidação e o fortalecimento dos laços de cooperação entre os membros desta prestigiada instituição Académica.

O reitor da UMN disse ainda que irá privilegiar a partilha de experiências e dos resultados relevantes da produção científica e a da unidade da associação por meio da promoção língua portuguesa.

Orlando da mata sublinhou a necessidade de se incentivar uma cultura académica e científica aberta nas universidades do espaço, de forma a permitir que os conhecimentos produzidos nessas instituições possam ser partilhados em benefício da sociedade e dos países lusófonos.

O responsável assumiu o compromisso de manter a regularidade da realização dos encontros anuais e das reuniões bilaterais temáticas, bem como a realização do Prémio Fernão Mendes Pinto, e a promoção das edições literárias, académicas e culturais que são da responsabilidade da AULP.

“Prestaremos uma atenção especial à investigação científica, centrada na produção e difusão de conhecimentos, voltados para a identificação de fontes de financiamento alternativas para as instituições de ensino superior do nosso espaço, por formas a mitigar os impactos negativos da actual crise económica”, disse o Presidente do Conselho de Administração da AULP.

A AULP é a mais prestigiada Associação de Universidades de Língua Portuguesa fundada no dia 26 de Novembro de 1986 e dela integram os oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau).

Tem como missão facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo e estimular a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes.

Orlando Manuel José Fernandes da Mata é o segundo angolano a presidir o Conselho de Administração da AULP, depois de Pedro Sebastião Teta, esteve em frente do Órgão de 2002 a 2005, na altura como reitor da Universidade Agostinho Neto. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.