Presidente da República recebe mensagem do homólogo da Guiné-Equatorial

PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS (DIREITA) RECEBE MENSSAGEM DO HOMÓLOGO DA GUINÉ EQUATORIAL (FOTO: FRANCISCO MIUDO)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, segunda-feira, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, cujo conteúdo está relacionado com o estado das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países.

Foi portador da missiva o ministro de Estado e da Presidência da Guiné-Equatorial, Baltassar Engonga Edjo’o, enviado especial do líder equatoguinense, que hoje foi recebido no Palácio Presidencial pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Abordado pela imprensa no final da audiência, Baltassar Edjo’o informou que a nível bilateral e como países do Golfo da Guiné, no quadro da parceria estratégica geopolítica do ponto de vista do desenvolvimento económico sustentável, os dois Chefes de Estado têm a necessidade de fazer concertações.

Relativamente ao desenvolvimento das relações de cooperação entre ambos países, considerou-as “excelentes”.

Instado sobre a intenção de Angola e a Guiné-Equatorial estabelecerem ligações áreas através das respectivas companhias de aviação, Baltassar Edjo’o explicou que as autoridades afins estão empenhadas no cumprimento das formalidades administrativas para o efeito.

Angola e a República da Guiné Equatorial mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação e amizade, envolvendo os sectores da política e diplomacia, defesa e segurança, petróleo e gás, transportes, entre outras áreas.

Ambos Estados desenvolvem ainda relações no quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde foi recentemente admitida, na Comissão do Golf da Guiné (CGG), entre outras instituições internacionais e continentais de que são membros. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA