Moxico: OMA reafirma preservação da paz

MOXICO: SEGUNDA SECRETÁRIA PROVINCIAL DA OMA,TERESA CHOLIMBA MATEUS (FOTO: DAVID DIAS)

A Organização da Mulher Angolana (OMA) no Moxico, agremiação feminina do MPLA, reafirmou hoje, no Luena, o compromisso de continuar a redobrar a vigilância na preservação da paz e reforçar a unidade e coesão dos angolanos.

A garantia foi manifestada pela sua 2ª secretária provincial, Teresa Cholimba Mateus, no acto de abertura da jornada do Dia da Mulher Africana (31 de Julho), encorajando a mulher a redobrar esforços para protecção da população.

Reiterou igualmente a necessidade da OMA continuar a contribuir no processo de erradicação da fome e pobreza, bem como do índice elevado de analfabetismo, para a satisfação das necessidades crescentes da humanidade.

Quanto à efeméride, apelou as suas militantes a transformá-la, num marco de reflexão sobre os progressos registados e o caminho que deve ser seguido para se continuar a primar pela promoção e desenvolvimento da mulher, rumo a sua emancipação.

No Moxico, para saudar a data, o secretariado provincial da OMA agendou encontros que incentivam à mulher a participar no pleito eleitoral, palestra sobre os desafios e conquista das mulheres africanas e visita à escola agrária, denominada “Cidade de Jovens de Sucesso”, situada na povoação de Sacassange.

O Dia da Mulher Africana, consagrado a reflexão do papel da classe feminina de África na sociedade, foi instituído a 31 de Julho de 1962, em Dar-Es-Salaam, Tanzânia, por 14 países e oito movimentos de libertação nacional, numa conferência das mulheres africanas. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA