Método inovador na reabilitação física a caminho de Angola

(DR)

Um sistema de reabilitação criado na Rússia para restaurar o tónus muscular de astronautas que passam prolongadas temporadas no espaço, chega a Angola para ser aplicado no tratamento de crianças com dificuldades psicomotoras.

O método, designado Pedia-Suit, foi originalmente desenvolvido pelo programa espacial da antiga União Soviética, com o objectivo de recuperar fisicamente os astronautas com problemas musculares provocados pela vivência no espaço isento de gravidade.

A sua aplicação no campo da reabilitação psicomotora foi desenvolvida nos Estado Unidos pelo terapeuta ocupacional brasileiro Leonardo de Oliveira, director de uma clínica de reabilitação de Fort Lauderdale (Flórida-EUA). O especialista desenvolveu o método de tratamento após o nascimento de um filho com paralisia cerebral. O Pedia-Suit é um exoesqueleto, ou fato ortopédico, composto de chapéu, colete, calção, joelheiras e calçado adaptado, os quais estão interligados por tiras elásticas.

A proposta do Pedia-Suit é criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo de pessoas com dificuldade motora, de modo mais funcional possível, estabelecendo o correcto alinhamento da postura. Para obter esse resultado, além do fato especial é utilizada uma “gaiola” de grades metálicas. O método, segundo a nossa fonte, é indicado no tratamento de um atraso no desenvolvimento motor; distúrbios de equilíbrio; alterações em coordenação motora; diminuição de massa óssea; diminuição de força muscular; distúrbios de integração sensorial; traumatismo crânio-encefálico; acidente vascular encefálico; dentre outras enfermidades. (O País)

DEIXE UMA RESPOSTA