Lunda Sul: Mais de 600 mil crianças inseridas no sistema de ensino em cinco anos

AUMENTA NÚMERO DE CRIANÇAS INSERIDAS NO SISTEMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM (FOTO: DINIZ SIMÃO)

Seiscentos e dezoito mil e 592 crianças foram inseridas no sistema de ensino e aprendizagem no município de Saurimo, cidade capital da província da Lunda Sul.

Segundo o relatório apresentado durante a reunião do Concelho Municipal de Auscultação e Concertação Social da Comunidade, a inserção destas crianças no sistema de ensino é fruto da expansão da rede escolar ao nível das três comunas, nomeadamente Saurimo, Sombo e Mona Quimbundo.

O relatório revela que nos últimos cinco anos foram construídas 157 escolas primárias, o que perfaz um total de mil e 54 salas de aulas, asseguradas por mil e 246 professores.

Ainda no período em análise, prossegue o relatório, foram erguidas seis escolas do ensino médio, uma agrária e um instituto de formação profissional.

Foram igualmente produzidas e distribuídas 16 milhões e 300 mil unidades de merenda escolar, tendo abrangido 234 mil e 850 crianças.

O documento acrescenta que foram igualmente importados 27 mil unidades de produtos diversos para atender 13 mil e 600 alunos das comunas do Sombo e Mona Quimbundo.

Saurimo é limitado a Norte pelos municípios de Lucapa e Cambulo, a Este pela República Democrática do Congo, a Sul pelo município de Dala e a Oeste pelos municípios de Cacolo e Lubalo. É constituído pelas comunas de Saurimo, Mona Quimbundo e Sombo, tendo 140 aldeias, das quais 61 já unificadas e 16 povoações. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA