Iraque anuncia expulsão do Daesh em Mossul

Membro das forças iraquianas em Mossul no dia 4 de Janeiro de 2017 (Afp)

Os militares iraquianos afirmaram que a partir de agora têm controlo da parte histórica da cidade considerada como baluarte jihadista no país.

As forças governamentais do Iraque retomaram o controle da parte histórica da cidade de Mossul, considerada como baluarte do Daesh, organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países, informa a emissora Al Sumaria.

O canal adiantou neste sábado (8) que as Forças Armadas iraquianas esperam tomar pleno controlo da cidade daqui a várias horas, já que faltam apenas vários metros para libertar. “Estamos evidenciando agora os últimos metros [do combate] e logo depois a vitória será anunciada”, assegurou o locutor da mídia, citando os correspondentes que trabalham no meio das Forças Armadas no reduto da cidade antiga de Mossul, perto do rio Tigre.

“É uma questão de horas”, afirmou.

Um representante do exército iraquiano, citado pela emissora, frisou que as linhas de defesa dos insurgentes estavam a cair.

De acordo com a ONU, a libertação de Mossul provocou 80 mil mortos e feridos e o deslocamento de quase 900 mil pessoas. (Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA