Indústria faz estudo sobre número sucatas existentes no país

Bernarda Martins - Ministra da Industria, na apresentação e discussão do OGE revisto 2016 (Foto: Alberto Julião)

O Ministério da Indústria vai elaborar um estudo nos próximos tempos, para determinar a quantidade de sucata existente no país, anunciou hoje, em Luanda, a ministra da Indústria, Bernarda Martins.

Falando na abertura de um encontro que serviu para analisar a problemática da sucata no país, Bernarda Martins sublinhou que, para além do estudo, se pretende encontrar um equilíbrio entre os preços a serem praticados pelos industriais e pelas siderurgias de sucatas.

“É necessário encontrar uma política mais equilibrada entre a colecta, preço a ser praticado, compra nacional e internacional, e a possibilidade de exportação ou não”, sublinhou.

Por isso, disse, para proteger essa matéria-prima, tomou-se a decisão de se estabelecer uma quota(quota zero) para a exportação de sucatas, no sentido de se preservar as reservas e alimentar as indústrias do país.

Segundo a ministra, é necessário haver uma concertação entre todos os que actuam no sector, para que, a quota a ser fixada em 2018, esteja de acordo com os integrantes do processo.

O encontro de análise da problemática da sucata no país contou com a participação das principais empresas e profissionais que operam no sector. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA