Executivo aprova despesas

Presidente da República, José Eduardo dos Santos, preside Reunião do Conselho da República (Foto: Pedro Parente)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, orientou ontem, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, os trabalhos da 11ª reunião ordinária conjunta das comissões Económica e para a Economia Real do Conselho de Ministros.

A reunião aprovou, por um lado, o Relatório de Balanço do Plano de Caixa do mês de Junho, cujas despesas foram executadas em 91 por cento do montante programado e, por outro, o Relatório de Balanço da Execução da Programação Financeira do Tesouro Nacional do segundo trimestre do corrente ano, documento que informa sobre o desempenho dos pressupostos e execução das receitas e das despesas do Tesouro Nacional no referido período.

Outra das incidências da reunião foi a aprovação da Proposta de Plano de Caixa do Mês de Agosto, contendo a projecção das entradas e saídas dos recursos financeiros para o período, assim como os riscos da sua execução.

O Presidente da República foi informado do Relatório de Actividades sobre “As medidas para fazer face à situação económica actual/Junho de 2017”, destacando no seu conteúdo as acções levadas a cabo no sentido de promover-se a inserção dos jovens na vida activa, o reforço da capacidade institucional do sistema de emprego e formação profissional, o incentivo ao empreendedorismo, a valorização e mobilização dos recursos humanos e a qualidade e sustentabilidade do sistema de segurança social.

Para fazer face à diminuição das receitas, em função da acentuada redução da queda do preço do petróleo no mercado internacional, o Governo definiu acções de resposta em vários domínios, para, entre outros objectivos, manter o ritmo de crescimento económico, acelerar a diversificação da economia, através do apoio a projectos empresariais privados dirigidos, inseridos no sector produtivo não produtivo, como a agricultura, pescas, indústria, comércio, transportes, logística e hotelaria e turismo.

Esta foi a 11ª sessão ordinária conjunta da equipa económica do Governo. A Comissão Económica trata da agenda macroeconómica do Executivo e assegurar a condução da gestão macroeconómica e a Comissão para a Economia Real do é o órgão técnico de apoio ao Titular do Poder Executivo na formulação, execução e condução da política de fomento do sector produtivo. (Jornal de Angola)

por Kumuênho da Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA