Eleições/2017: MPLA homenageia fundador da Nação

António Agostinho Neto - Primeiro Presidente de Angola, Heroi Nacional e Fundador do MPLA (Foto: Fotos: Quino Viñas)

O MPLA homenageou neste sábado, em Caxicane, município luandense de Icolo e Bengo, o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.

A cerimónia ocorreu em véspera da abertura da campanha eleitoral no âmbito do pleito de 23 de Agosto deste ano, e foi encabeçada pelo vice-presidente do MPLA e candidato deste partido a Presidente da República, João Gonçalves Lourenço.

Na presença da viúva, filhos e parentes de Agostinho Neto, assim como de dirigentes do partido e populares, João Lourenço depositou uma coroa de flores no busto erguido em memória do nacionalista, em Caxicane, localidade onde nasceu, a 17 de Setembro de 1922.

O primeiro Chefe de Estado angolano proclamou a independência nacional a 11 de Novembro de 1975, depois de ter dirigido as actividades políticas e de guerrilha do MPLA durante a luta de libertação nacional, entre 1961 e 1974.

O Presidente fundador Nação morreu, por doença, a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, antiga União da Repúblicas Socialistas Soviéticas, actual Rússia.

Ainda em Caxicane, o candidato do MPLA a Presidente da República assistiu a um culto na Igreja metodista Pedro Agostinho Neto, designação dada para honrar os país de Agostinho Neto.

Nesta Igreja o pai de Agostinho Neto tinha sido pastor e mãe professora.

Na localidade de Caxicane, João Lourenço ofereceu uma ambulância e medicamentos para as instituições sanitárias locais, bem como alimentos da cesta básica, cobertores, enxadas e adubos às populações. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA