Eleições Gerais/2017- Cuanza Norte: UNITA capacita formadores de delegados de lista

BANDEIRA DA UNITA (Foto: cedida)

Mil e 30 delegados de lista para fiscalizar as mesas de assembleias de voto nas eleições gerais de Agosto próximo, dos quais 500 efectivos, vão ser formados durante este mês pelo partido Unita, na província do Cuanza Norte.

A informação foi avançada sábado, em Ndalatando, pelo secretário provincial do Cuanza Norte da UNITA, Francisco Fernandes Falua, na abertura do seminário provincial de formação de formadores de delegados de lista do partido.

Francisco Falua referiu que a capacitação visa potenciar os agentes que deverão garantir a transparência das eleições e insere-se na preparação do partido para a disputa eleitoral, que compreende várias etapas e tarefas específicas.

“Depois desta formação seguir-se-á o encaminhamento à Comissão Provincial Eleitoral dos processos para o credenciamento dos delegados de lista”, referiu.

Acrescentou que a Unita está a sensibilizar os militantes a fim de aderirem às eleições gerais, esclarecendo os membros do partido e a população, no geral, sobre a necessidade de exercerem mais um dever de cidadania.

Participam na acção formativa 60 delegados vindos dos 10 municípios da província, nomeadamente Cazengo (município sede), Cambambe, Lucala, Golungo Alto, Ngonguembo, Banga, Bolongongo, Quiculungo, Samba Cajú e Ambaca.

O seminário com a duração de dois dias vai, entre outros, abordar questões relacionadas a Lei Eleitoral, técnicas de controlo do processo de escrutínio e as ferramentas que devem ser aplicadas ao longo do exercício das suas actividades.

Os formandos serão ainda instruídos em matérias relacionadas com o papel dos fiscais eleitorais, sua missão, direitos, competências e procedimentos dos delegados de listas à luz da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais e sobre a Organização e Funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral, a lei dos Partidos Políticos e o Código de Conduta Eleitoral. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA