Cuanza Norte: Destacada ordenação de novos missionários no crescimento espiritual da diocese

CUANZA NORTE: RITUAL DE ORDENAÇÃO DE NOVOS DIÁCONOS (FOTO: LUCAS LEITÃO)

O padre católico e vigário-geral da Diocese de Ndalatando (província do Cuanza Norte), Constantino Miguel, destacou domingo a ordenação de dois novos padres e quatro diáconos como uma demonstração do crescimento espiritual e reforço dos desafios pastorais da igreja local.

O missionário proferiu tal depoimento à margem da ordenação de seis novos missionários diocesanos, ocorrida na vila de Camabatela, município de Ambaca, em cerimónia orientada pelo bispo emérito do Uíge, dom Francisco da Mata Mourisca.

Entre os missionários ordenados, referiu, constam dois padres, nomeadamente Apolinário Peres e Arsénio Gunza, enquanto para a ordem diaconal foram ordenados Francisco Cambando, José Francisco Miguel, Pedro Muhongo e Cristiano Manuel.

Constantino Miguel destacou o facto dos missionários ordenados serem todos jovens e com idades compreendidas entre os 28 e 31 anos, provenientes de várias paróquias da diocese onde são visíveis os frutos semeados a alguns anos.

O padre enalteceu ainda o facto do evento ser marcado pelo acontecimento inédito de serem ordenados seis missionários diocesanos numa única celebração litúrgica, onde os jovens decidiram responder ao chamamento de Deus entregando-se definitivamente ao serviço da igreja e dos fiéis.

“É um momento de júbilo e inédito pelo facto de ser a primeira vez em que são ordenados seis missionários numa única celebração, desde a fundação da diocese de Ndalatando no ano de 1990”, disse.

O vigário diocesano aproveitou a ocasião para chamar atenção a juventude a não temerem a fazer decisões definitivas, quer no âmbito da adesão ao sacerdócio ou ao casamento, pois elas devem ser feitas de terna idade mediante atitudes firmes e não ilusórias.

Com as presentes ordenações, a província do Cuanza Norte passa a contar com 14 padres e quatro diáconos diocesanos.

Fundada em 1990, a diocese de Ndalatando, que tem como bispo o missionário dom Almeida Kanda, conta actualmente com 10 paróquias distribuídas por oito dos dez municípios da província do Cuanza Norte, com excepção da Banga e do Bolongongo. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA