Britânica “esqueceu-se” de 27 lentes de contacto no olho

(DR)

Lentes só foram encontradas porque a mulher ia ser operada às cataratas

Uma mulher britânica tinha 27 lentes de contacto “esquecidas” num olho. As lentes apenas foram retiradas porque a mulher ia fazer uma operação às cataratas e a oftalmologista reparou que ela tinha uma “massa azul” a cobrir um dos olhos.

A paciente de 67 anos usava lentes de contacto há 35 anos e achava que o desconforto que sentia nos olhos era consequência da idade e porque tinha os olhos secos. O que mais surpreendeu os médicos foi que a mulher não apresentava sintomas que dessem a entender que tinha tantas lentes num só olho.

“A maioria dos pacientes teria ficado muito desconfortável, com vermelhidão [nos olhos] e em risco de sofrer uma infeção”, disse a oftalmologista Rupal Morjaria.

O caso aconteceu no ano passado mas só agora foi divulgado, tanto pela revista The British Medical Journal como pela revista Optometry Today.

A história é inédita, já que os especialistas dizem que não é possível ficar muito tempo com lentes de contacto nem com tantos pares colocados sem apresentar irritação nos olhos ou outros sintomas do género.

Rupal Morjaria retirou 17 lentes de contacto do olho da paciente no dia em que ia ser feita a operação às cataratas. Um exame realizado dias depois, mostrou que a mulher ainda tinha mais 10 lentes no olho, que também foram retiradas.

“Nunca nenhum de nós viu algo assim antes. Todas as 17 lentes de contacto estavam coladas”, disse Rupal Morjaria à Optometry Today. “Ficámos muito surpreendidos pela paciente não ter notado porque teria causado muita irritação”.

A operação às cataratas teve de ser adiada para evitar que a mulher ficasse com uma infeção nos olhos.

Morjaria aproveitou este caso para relembrar que as pessoas devem ter cuidado quando usam lentes de contacto. “Lentes de contacto são usadas muitas vezes”, disse a oftalmologista, mas o uso indevido pode provocar “infeções sérias nos olhos que podem levar à perda de visão”. (Diário de Notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA