Benguela: Mais de 70 alunos disputam a final das olimpíadas de matemática

Benguela: Olimpíadas de Matemática (Foto: Rosário Miranda)

Setenta e sete alunos da 6ª a 11ª classe das escolas públicas e privada da província de Benguela, disputaram neste sábado a fase final da 8ª Olimpíada provincial de matemática, numa iniciativa da direcção local da Educação, Ciência e Tecnologia.

O concurso com duração de 150 minutos, para responder a quatro perguntas, visa seleccionar nove alunos que representará a província na fase pré-olímpica e olímpica em Outubro do ano em curso, em local a indicar.

Segundo o coordenador do concurso, que falava em entrevista a Angop, João Putomatui, as olimpíadas tem como objectivo fazer com que os alunos ganhem gosto pela matemática.

“Os alunos não devem olhar a matemática como um bicho de sete cabeças, mas tem que se trabalha fortemente de maneira que venham a ter gosto pela disciplina”, disse.

Espera que vençam os melhores para que possam representar bem a província na fase final, uma vez que Benguela tem participado em todas edições e conquistado troféus.

O concurso foi aberto pelo director provincial da Educação, Samuel Maleze Quinda, é uma forma de potenciar as habilidades dos alunos na disciplina de matemática, por meio da resolução de exercícios e problemas. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA