Audi dá passo em frente no carro autónomo

(DR)

O novo Audi A8 foi apresentado esta terça-feira, 11 de Julho, em Barcelona. É uma nova etapa no dossiê da condução autónoma, onde ainda falta legislação.

Vai ser preciso esperar até à Primavera de 2018. Depois ter, pelo menos, 90.600 euros para investir.

A alemã Audi lançou um novo carro em Barcelona, o A8. E o que traz ele de tão diferente? É um novo passo na condução autónoma.

Os níveis de automação nos automóveis vão de zero a cinco, sendo zero sem automação e cinco a inexistência de condutor. O Audi A8 está no nível três.

“O condutor já não precisa de monitorizar o carro constantemente”, garante a Audi, mesmo que a discussão sobre a condução autónoma continue a dividir marcas automóveis e a carecer de legislação que a enquadre.

O “software” de inteligência artificial do A8, activado por botão, permite que o carro se conduza “sozinho” a uma velocidade até 60 quilómetros por hora. Em caso de emergência, o controlo é devolvido ao condutor.

O veículo vem equipado com radar, sensores ultra-sónicos, câmara frontal e um “scanner” a laser para garantir a segurança no modo automático.

Ver televisão ou brincar com os filhos, como mostra um dos anúncios ao carro, enquanto se conduz passam assim a ser realidades mais próximas. (Jornal de Negócios)

DEIXE UMA RESPOSTA