Angola e a Turquia relançam cooperação política, económica e comercial

I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica entre Angola e a Turquia (FOTO: CLEMENTE)

O ministro das Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, manifestou esta terça-feira, em Luanda, a sua convicção de que estão criadas as bases para relançamento da cooperação política, económica e comercial entre Angola e a Turquia.

Em declarações na abertura da Iª Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica entre Angola e a Turquia, que hoje teve lugar na capital angolana, Rui Mangueira disse que, nos últimos anos, têm sido feitas muitas tentativas para o lançamento desta cooperação.

“Já realizamos um fórum empresarial Angola/Turquia, em que participaram um vice-ministro turco e 60 empresários e sentimos que precisamos de muito mais”, disse.

Na presença do ministro turco das Alfandega e do Comércio Bulent Tufenkci, acrescentou ser necessário a replicar-se fóruns como este, seja em Angola como na Turquia, “no sentido de dar-se um impulso às oportunidades que existem entre os dois países”.

De acordo com o ministro Rui Mangueira, as autoridades angolanas e turcas têm a responsabilidade de criar um quadro jurídico para facilitar todo o trabalho do sector privado dos dois países, que é o motor de desenvolvimento destas relações de cooperação.

Disse ainda que o encontro poderá abrir o caminho para que “nós possamos, a breve trecho, assinar os acordos que estão previstos e foram considerados durante as reuniões técnicas, que antecederam ao evento, na capital angolana”.

Por isso, mostrou-se bastante convencido de que esta reunião vai criar as bases seguras para a consolidação, de forma bastante significativas, das relações entre s dois países, com a identificação de oportunidades no estabelecimento de parcerias.

Os dois países estabeleceram as suas relações diplomáticas em 1980, porém só em 2008 é que as relações de cooperação tiveram início, com a assinatura do Acordo de Cooperação Comercial, Económica e Técnica, que na visão do ministro Rui Mangueira estão a necessitar de um grande impulso.

Ao longo da sua intervenção, salientou ainda o facto de I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica entre Angola e a Turquia ter lugar numa altura e que os dois países têm uma grande necessidade de diversificação económica.

Mostrou-se convicto de que a reunião poderá permitir o lançamento de uma grande parceria económica entre Angola e a Turquia no que diz respeito, inicialmente a troca de informações, mas também à definição de grandes áreas de cooperação e o impulso de informações relativamente ao diálogo sobre questões regionais e internacionais de interesse mutuo.

A delegação angolana contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Cooperação do Mirex, Ângela Bragança, e o embaixador angolano neste país, Alves Primo, entre outros altos funcionários de instituições do país. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA