Angola com RCA Marrocos e Uganda

Jogos africanos Congo Brazzaville 2015: selecção masculina de Basquetebol (Foto: cedida a Angop/arquivo)

O seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculino, Manuel Silva “Gi”, considerou difícil o grupo de Angola para a fase final da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket ,prova a decorrer de oito a 16 de Setembro do ano em curso, na Tunísia e Senegal, respectivamente, de acordo com o sorteio realizado ontem, nas Ilhas Maurícias, palco da fase final do Afrobasket na categoria de Sub-16 em masculino.

De acordo com o seleccionador nacional, a Selecção Nacional está inserida num grupo extremamente difícil, a julgar pela qualidade dos respectivos planteis.

“Creio que estamos num grupo extremamente difícil, a julgar pela qualidade das selecções que vamos enfrentar na fase preliminar. A República Centro Africana enfrentamos na última edição do Afrobasket e vencemos por apenas um ponto de diferença. A selecção de Marrocos é uma equipa que nós conhecemos perfeitamente porque já tivemos o privilégio de enfrentar este adversário em várias ocasiões. Já o Uganda é uma selecção que devemos ter em conta em função daquilo que temos estados a enfrentar. Portanto, nós queremos vencer a fase final da 29ª edição o Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores masculinos”, asseverou o seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos da “bola ao cesto”.

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino vai disputar a fase final da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol, inserido no Grupo B, ao lado das selecções de Marrocos, República Centro Africana e Uganda, respectivamente, com sede em Dakar, Senegal.Nigéria, campeã africana em título, lidera o Grupo A, juntamente com as selecções da República Democrática do Congo Mali e Costa do Marfim, ao passo que a Tunísia, vencedora da XXVIIII edição do Campeonato Africano das Nações da bola ao cesto figuram no grupo C, juntamente com a Guiné, Rwanda e Camarões. Já no Grupo D, com sede em Dakar, estão as selecções do Senegal, Moçambique, Egipto e África do Sul.

Entretanto, a partir deste semana, o seleccionador nacional vai realizar a primeira triagem do grupo, antes de seguir viagem para a República Popular da China, palco do torneio internacional. Nesta primeira triagem, serão afastados dois atletas e nas próximas duas semanas mais quatro atletas ficarão de fora.

Já Sílvio Sousa, melhor ressaltador da 13ª edição do Campeonato do Mundo, com 92, em sete partidas disputadas, competição que encerrou recentemente na cidade do Cairo, capital política do Egipto, deve juntar-se ao grupo nos próximos tempos.

O extremo poste está em Luanda e deve seguir nos próximos dias para os Estados Unidos da América, a fim de realizar provas escolares.

Bruno Fernando, do IMG Academy dos Estados Unidos da América continua ausente dos trabalhos da Selecção Nacional, por razões académicas, ao passo que Valdir Manuel, por lesão, está igualmente fora do grupo.

Dos 22 atletas convocados para o Campeonato Africano das Nações de 2017, apenas 18 estão às ordens do seleccionador nacional, nomeadamente, Aramando Costa, Gerson Domingos, Heremenegildo Santos, Roberto Fortes, Pedro Bastos, Carlos Morais, Leandro da Conceição, Gerson Gonçalves, Edson Ndoniema, Olímpio Cipriano, Alexandre Jungo, Leonel Paulo, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller”, Yanick Moreira, Teotónio Dó e Eduardo Mingas.

NBA
Cavaliers e Lakers
reforçam os planteis

Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers continuam se reforçando para a temporada 2017/2018 da NBA. Os actuais vice-campeões da liga profissional americana anunciaram José Calderón e Jeff Green e acertaram com Cedi Osman, enquanto os californianos fecharam com Kentavious Caldwell-Pope.

Após perderem a final de 2017 para o Golden State Warriors, os Cavs anunciam mudanças no seu elenco para a temporada. O base José Calderón e o ala Jeff Green foram confirmados pela franquia de Cleveland e devem ocupar os lugares que foram de Deron Williams e Derrick Williams na última temporada.

Além disso, de acordo com a emissora americana “ESPN”, os Cavs fecharam a vinda de um reforço da Europa para a próxima temporada. O ala turco Cedi Osman, 31ª escolha do Draft de 2015, fechou contrato de três anos e valor total de Usd 8,3 milhões.

Os Cavs devem pagar Usd 700 mil ao Anadolu Efes pela liberação de Osman. Assim como a franquia de Cleveland, os Lakers também têm reforço para a próxima temporada. Também de acordo com a “ESPN”, o extremo base Kentavious Caldwell-Pope fechou contrato de um ano e Usd 18 milhões com os californianos.

O Houston Rockets também tenta se reforçar para a próxima temporada. Ainda de acordo com a “ESPN”, a franquia texana tenta viabilizar a contratação de Carmelo Anthony por meio de troca com o New York Knicks

Preparação
Brasil projecta
Copa América

Depois de se apresentar na quinta-feira, a Selecção brasileira feminina de basquetebol iniciou a sua preparação para a Copa América, na sexta-feira, com trabalho em dois períodos no ginásio Municipal João do Pulo, na cidade de Pindamonhangaba (SP).

Durante o treinamento, o treinador Carlos Lima começou a impor a sua metodologia de jogo.

O preparador físico Clóvis Haddad, que foi o responsável pela actividade realizada na parte da manhã, elogiou a forma em que as jogadoras se apresentaram.

Já o médico Paulo Roberto Szeles, que fez uma bateria de exames na noite da quinta, também falou sobre o assunto.

“Antes da apresentação já vínhamos acompanhando as jogadoras e sabíamos que elas estavam em boas condições.

Agora, que já fizemos todas as avaliações necessárias, nós estamos constatando isso. Esse panorama nos dá a chance de cumprir o planeamento que fizemos, visando que as atletas cheguem bem fisicamente na competição”, disse Clóvis.

“As meninas chegaram bem, fizemos uma análise médica, fisioterápica e nutricional no primeiro dia, logo após a apresentação e, aparentemente, sem nenhuma intercorrência, pois todas estão preparadas para os treinamentos”, completou Szeles.

A Seleção Brasileira continuará a treinar no interior paulista até o dia 3 de Agosto, quando seguirá em viagem para a Argentina. A Copa América será disputada entre 6 e 13 de Agosto em Buenos Aires. (Jornal dos Desportos)

DEIXE UMA RESPOSTA