Zaire: Vila do Nzeto acolhe acto provincial do dia da criança africana

UMA DAS ARTÉRIAS DA VILA DO NZETO. (Foto: Pedro Moniz Vidal)

A vila piscatória do Nzeto, a 230 quilômetros da cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, acolhe nesta sexta-feira, o acto provincial do dia da Criança Africana (16 de Junho), em cerimónia a ser orientada pelo vice-governador para o sector político e social, Rogeiro Eduardo Zabila

Sob o lema “Agenda 2030 para um desenvolvimento durável em favor das crianças em África aceleramos a protecção, a responsabilidade e a igualdade de oportunidades”, o acto decorrerá na escola do I ciclo do ensino secundário do Kibonga, sede municipal do Nzeto.

A cerimónia será marcada com mensagens da criança, do presidente do acto e da responsável do Instituto Nacional da Criança (INAC) na província do Zaire.

Actividades lúdicas, com realce para dança, declamação de poesias e cânticos, farão ainda parte da festa que deverá culminar com um lanche de confraternização.

Enquanto isso, em Mbanza Congo, a data será assinalada com a realização de uma “feira da primeira infância” , a decorrer no centro infantil Kimpa Vita.

A feira, a primeira do género, é uma promoção da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars). (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA