“Um dos grandes líderes da Europa do pós-guerra” – George H.W. Bush

Helmut Kohl participa da celebração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, em 2009. (Foto: Folha de S. Paulo)

O antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush prestou uma homenagem, na sexta-feira, ao ex-chanceler alemão Helmut Kohl, “um verdadeiro amigo da liberdade” e “um dos grandes líderes da Europa do pós-guerra”.

“Helmut era um rochedo, estável e forte”, sublinhou em comunicado o 41.º Presidente dos Estados Unidos, que esteve no poder (1989-1993) na altura da reunificação alemã.

Por seu lado, o antigo Presidente democrata Bill Clinton disse estar “profundamente triste” com a morte de um homem cuja “liderança visionária preparou a Alemanha e toda a Europa para o século XXI”.

“Foi confrontando com as questões mais monumentais do seu tempo e, ao responder com justiça, tornou possível a reunificação de uma Alemanha forte e próspera e a criação da União Europeia”, acrescentou.

O ex-chanceler alemão Helmut Kohl, o “pai” da reunificação alemã, morreu na sexta-feira aos 87 anos na sua casa de Ludwigshafen, sudoeste do país.

Helmut Kohl foi o dirigente político germânico que mais tempo governou a República Federal, com quatro legislaturas, e foi o artífice da reunificação alemã, após a queda do Muro de Berlim em 1989. (RTP)

DEIXE UMA RESPOSTA