Ministério da Economia capta investimento externo

Abrahão Gourgel - Ministro da Economia (Foto: Clemente dos Santos)

Um evento denominado “1º Roadshow para captação de investimento directo externo ao empresariado da Índia” será realizado de 13 a 16 de Junho do ano em curso, numa promoção do Ministério da Economia.

Segundo uma nota de imprensa do ministério chegada hoje, domingo, à Angop, o evento decorrerá na República da Índia e visa igualmente promover a diversificação da economia nacional e a actividade empresarial privada.

Durante a sua permanência naquele país, o Ministro da Economia, Abrahão Gourgel, estabelecerá contactos com instituições indianas a fim de obter parcerias vantajosas, no âmbito da criação de capacidades produtivas e consequentemente diversificação da economia nacional.

O evento decorrerá nas cidades de Nova Deli, Chennai (Estado de Tamil Nadu) e Mumbai (Estado de Maharashtra), e pretende alavancar a cooperação económica bilateral nos sectores prioritários como agricultura, silvicultura, minas, energia, indústria transformadora, transportes e logística,

De acordo com documento o encontro terá como pressuposto, mobilizar o maior número possível de investidores indianos, para o processo de atracção de investimento directo externo para o país, criar um perfil de oportunidades de negócio e investimento, para o aumento dos fluxos de investimento directo indiano em Angola, alavancar a cooperação económica bilateral produtiva entre outros.

Realça que o encontro será objecto de uma agenda político-diplomática a ser realizada em Nova Deli, secundada por três conferências nas cidades de Deli, Chennai e Mumbai, onde para além das apresentações sectoriais, serão apresentadas as oportunidades de negócio e investimento em Angola nas províncias do Zaire, Huambo, Bengo e Huíla.

O ministro Abrahão Gourgel, que chefiará a delegação angolana, tem agendado encontro com a direcção do Eximbank Índia, do IDBI (Banco de Desenvolvimento), entre outros, e a realização de uma conferência de oportunidades e potencialidades de investimento em Angola.

Consta ainda da sua agenda encontros com os Ministros de Estados da Agricultura e Bem Estar dos Agricultores, do Carvão, Minas e Energias Renováveis, do Comércio, para os Assuntos Externos, e com alguns grupos empresariais indianos.

Integra a delegação angolana os Secretários de Estado da Indústria, da Geologia e Minas, e dos Transportes, bem como os vice-Governadores para Esfera Económica das províncias do Huambo, Zaire, Bengo e da Huíla. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA