Mbanza Congo: Reabilitação das vias periféricas confere outra imagem a cidade

(ZAIRE: REABILITAÇÃO DAS VIAS URBANAS DE MBANZA CONGO-FOTO: PEDRO MONIZ VIDA)

A reabilitação desde Agosto do ano passado das principais vias urbanas dos bairros periféricos de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, está a conferir outra imagem a esta histórica cidade que há muito clamava por ruas asfaltadas, principalmente na zona suburbana.

Inseridas no Programa de Investimento Público desta província para o exercício económico 2016/2017, a reabilitação dos cerca de oito quilómetros das vias da localidade e do ordenamento do trânsito na região, compreendem a colocação de novo tapete asfáltico, sistemas de valas de drenagem para águas pluviais e residuais, energia eléctrica, passeios, lancis, entre outros.

O bairro Álvaro Buta, localizado a escassos metros do casco urbano de Mbanza Congo já dispõe de duas vias completamente asfaltadas, designadamente a do Kimbangu e a via paralela à pista do aeroporto, num percurso de aproximadamente cinco quilómetros.

Nesta primeira fase do programa, segundo o director provincial das Obras Públicas, Eduardo Chilembo, serão reabilitados oito quilómetros de vias urbanas, devendo também incluir a rua principal do bairro Uíge, periferia da cidade de Mbanza Congo.

“A reabilitação das vias urbanas é um projecto que está a ser implementado em todas as sedes municipais da província”, sublinhou.

Entretanto, alguns moradores do bairro Álvaro Buta contactados hoje (terça-feira) pela Angop, nesta cidade, expressaram a sua satisfação pela empreitada e acreditam que aos poucos começam a “despedir-se” da vaga de poeira que a cidade de Mbanza Congo regista nesta época do ano.

Manuel Vicente considerou de mais-valia a reabilitação das vias do seu bairro, frisando que para atrás ficam as “nuvens de poeira” em tempo de cacimbo e o lamaçal, em época chuvosa.

Ana José disse que a circulação de pessoas e automóveis para o interior do bairro está mais facilitada, situação que há anos era condicionada devido ao mau estado das vias.

“Reconhecemos os esforços do nosso Governo e almejamos que projectos idênticos sejam igualmente desenvolvidos em outros bairros da nossa cidade, constituídos por malha rodoviária de terra batida”, referiu.

Por outro lado, o governador do Zaire, José Joanes André, que há dias visitou as obras das duas vias que se encontram em fase conclusiva, prometeu mais acções no domínio das estradas nos próximos tempos com vista a conferir outra imagem às cidades e vilas da província. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA