Ler Agora:
LIMA apela às mulheres para o voto
Artigo completo 2 minutos de leitura

LIMA apela às mulheres para o voto

A secretária provincial da Liga da Mulher Angolana (LIMA), organização feminina da Unita, Filomena Chimunda, apelou este sábado, no município do Songo, província do Uíge, a população a exercer o voto em 23 de Agosto deste ano.

Falando no acto de massas alusivo ao 45º aniversário da organização, Filomena Chimunda disse que a população deve ir às urnas no dia 23 de Agosto do ano em curso, para escolher os deputados e líder que vai governar o país nos próximos cinco anos.

Frisou que, nesta data da fundação da Lima, as mulheres mostraram a sua vontade e capacidade de participar com afinco e determinação na luta contra o colonialismo português, o que motivou a criação desta organização, com vista a reflexão sobre a necessidade de uma participação mais acitva na luta.

Referiu que foi nessa circunstância que aos 18 de Junho de 1972 foi fundada a Liga da Mulher Angolana, a partir do Leste de Angola, no Moxico, e materializada em 1973, aquando da realização do III congresso da Unita.

Adiantou que estas celebrações decorrem num momento muito especial, em que os angolanos preparam-se dentro de poucos dias para as eleições. “Por isso, estamos unidos para vencer a batalha no dia 23 de Agosto”, enfatizou.

Já o secretário provincial da Unita no Uíge, Felix Simão Lucas, disse estar satisfeito neste momento que as mulheres da sua organização completam 45 anos da sua fundação e escolheram o município do Songo porque este povo teve um papel muito importante na luta da independência.

O município do Songo dista a 40 quilómetros a Norte da sede capital da província do Uíge e tem uma população de 62.362 habitantes (censo de 2014). (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »