Cuando Cubango:Menongue reforçada com duas turbinas de 50 MGW de energia

Cuando Cubango: Vista aérea da cidade de Menongue (FOTO: NICOLAU VASCO)

O fornecimento da energia eléctrica à cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, e seus bairros periféricos, vai ser reforçada brevemente, com o início da montagem, até finais de Julho próximo, de duas tribunas a gás cada com a capacidade para 25 MGW.

A informação foi avançada este fim-de-semana pelo vice-governador do Cuando Cubango para os serviços técnicos e infraestruturas, Gabriel Alberto Gastão, tendo acrescentado que as duas tribunas já se encontram no país e que antes do fim do próximo mês de Julho inicia-se a instalação.

Precisou que o aumento da capacidade de energia para Menongue surge do programa em curso de electrificação do país, uma vez que os 11 MGW instalados na central térmica são insuficientes para atender as necessidades actuais.

O responsável afirmou que da parte do governo todo o trabalho administrativo já foi tratado, numa altura em que decorre a execução do processo técnico, concretamente a limpeza, terraplanagem e compactação de acesso até à área de instalação, sita no bairro Samuel, arredores de Menongue.

“Achamos que, com a termoeléctrica instalada o nosso parque industrial poderá arrancar, as edificações que nós pretendemos também irão arrancar”, garantiu o vice-governador.

Fez saber que o espaço para a instalação das turbinas será de 10 hectares, considerados suficientes pelo empreiteiro.

Assegurou a desminagem da área da construção termoeléctrica e tão logo a questão de limpeza, terraplanagem, compactação do espaço estiverem terminada, as tribunas, que se encontram no Lobito, província de Benguela, estarão no Cuando Cubango.

De acordo com a fonte, com a referida central, tendo em conta os dados de consumo a nível da província, sem referência da instalação do parque industrial, o governo estará induzido a capacidade de sobra para alocação de mais carga de consumo. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA