BCE vende pela primeira vez parte das reservas em dólares para comprar iuanes

O Banco Central Europeu (BCE) ( Afp)

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta terça-feira ter vendido parte de suas reservas em dólares para comprar iuanes, pela primeira vez, sinalizando para a crescente importância da moeda chinesa.

A instituição monetária de Frankfurt “terminou um investimento equivalente a 500 milhões de euros de suas reservas estrangeiras em renminbi”, o outro nome do iuane, informou um comunicado.

O uso da moeda chinesa como moeda internacional “aumentou nos últimos anos”, afirmou o BCE. “O investimento do BCE reflecte também a importância da China para a zona do euro, da qual é um dos maiores parceiros comerciais, acrescentou.

A transacção consiste em vender uma “pequena parte” das reservas cambiais em dólares, que continuam representando as mais significativas do BCE, e comprar iuanes pelo mesmo valor.

Consequentemente o montante total das reservas em divisas estrangeiras do BCE —em dólares, ienes, direitos especiais de giro (DTS) do FMI e iuanes— não aumentou.

Segundo os últimos dados disponíveis, as reservas chegaram a 68 biliões de euros em Abril, entre eles 47,7 biliões em divisas estrangeiras e 18,8 biliões em ouro. (AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA