Nigéria: Encontrada nova adolescente de Chibok sequestrada pelo Boko Haram

(Afp)

O governo nigeriano anunciou nesta quarta-feira que outra estudante de Chibok, sequestrada há mais de três anos pelo grupo extremista Boko Haram, foi encontrada pelo exército nigeriano quando fugia de seus captores.

Foi “encontrada por soldados do exército nigeriano quando fugia”, informou um encarregado governamental.

O vice-presidente nigeriano, Yemi Osinbajo, informou sobre a notícia aos ministros durante uma reunião na quarta-feira, segundo o porta-voz da Presidência, Femi Adesina.

“Ainda não temos todos os detalhes, mas posso garantir-lhes que é certo”, assegurou Adesina.

“Soube que ela já estava em Abuja, mas ainda não a viu”, acrescentou.

Bashir Ahmad, secretário-geral da Presidência, também confirmou a notícia no Twitter, declarando: “Uma #Chibokgirl que tinha fugido de seus sequestradores foi encontrada pelas tropas nigerianas”.

Não foram dados detalhes sobre o local onde foi encontrada mas, até agora, escapam do cativeiro 107 das 219 estudantes que o Boko Haram sequestrou em abril de 2014.

No começo de maio, 82 delas foram libertadas em uma troca com prisioneiros ao final de negociações entre o governo de Abuja e combatentes. Outras 21 foram trocadas após diálogos similares em outubro passado. Três foram encontradas pelo exército nas imediações da floresta de Sambisa, reduto do grupo extremista.

O governo assegurou recentemente que estão sendo realizadas negociações para libertar as 122 jovens que continuam em cativeiro, uma das promessas eleitorais do presidente Muhammadu Buhari.

Em um vídeo publicado pelo grupo na semana passada, um jovem assegura que não quer voltar à casa.

O conflito entre o exército nigeriano e o Boko Haram deixou mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados em oito anos de guerra. O nordeste da Nigéria é afectado por destruições e com uma grave crise alimentar. (AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA