Irão: Rohani confirma presidência por mais 4 anos (vídeo)

(Euronews)

O moderado Hassan Rohani lidera a contagem de votos no Irão, a passos largos para mais 4 anos como presidente.

A Comissão Eleitoral iraniana anunciou este sábado a distribuição dos 26 milhões de votos já contados, indicadores de uma vitória de primeira volta para Rohani e de uma participação de cerca de 70 por cento, em 56 milhões de votantes registados: “O número de votos por vada candidato é aquele que passo a anunciar: o senhor Hassan Rouhani ganhou 14 milhões, seiscentos e dezanove, oitocentos e quarenta e oito votos e é o líder, o senhor Raisi ganhou 10 milhões, cento e vinte cinco mil, oitocentos e cinquenta e cinco votos…”, declarou Ali Asghar Ahmadi, do ministério do interior iraniano.

(Euronews)
Ebrahim Raisi, protegido do Líder Supremo Ali Khamenei e tido como seu sucessor, parece derrotado pela aprovação popular da promessa de abertura ao exterior e maior liberdade em casa de Rohani.

Os outros dois candidatos somavam menos de meio milhar de votos, em conjunto, nos números anunciados oficialmente e que serão atualizados mais tarde, segundo a Comissão Eleitoral.

A votação viu os horários prévios alargados várias vezes devido à grande afluência dos iranianos às urnas.

Com a contagem dos votos já avançada, começa agora a análise ao resultado. A disparidade de voto entre zonas rurais e zonas urbanas é um dos factores habitualmente decisivo em eleições e que se esbateu nestas concorridas, por parte dos votantes, eleições presidenciais. (Euronews)

DEIXE UMA RESPOSTA