AACTA busca parcerias ligadas à formação no domínio de controlo aéreo

(Foto: D.R.)

A Associação Angolana de Controlo de Tráfego Aéreo (AACTA) está a explorar as oportunidades de criação de parcerias de formação destinada aos profissionais da classe para elevar os seus conhecimentos em matéria de segurança aérea e prestar um serviço com maior qualidade, soube-se nesta quinta-feira de fonte junto da instituição.

Em declarações à Angop, o presidente da Associação, Nuno Kakumba Francisco, avançou que para o efeito tem estado a encetar contactos com as Associações participantes da conferência internacional IFATCA 2017, a decorrer em Toronto (Canada), mormente as de Singapura e Holanda visando a criação das bases para um eventual acordo no âmbito da formação.

Segundo o controlador aéreo, os dois países foram escolhidos devido à sua boa reputação relativamente ao exercício qualificado dos seus serviços no que tange à navegação aérea, bem como ao transporte e à logística.

“É importante que o país comece a pensar na formação de carácter superior e técnico-profissional em termos de gestão e especialidades (IATA) para permitir a planificação e manutenção face aos novos desafios do sector”, disse.

O responsável associativo teceu estas declarações à margem da 56ª conferência anual da Federação Internacional das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo (IFATCA 2017), que tem lugar desde segunda-feira à porta-fechada sob o lema “Fazendo Negócios Juntos”.

Mais de 130 países membros desta plataforma mundial de controlo de tráfego aéreo reúnem-se até ao dia 19 de Maio neste país da América do Norte para, dentre outros assuntos, tratar dos assuntos ligados ao seu funcionamento interno, à interação entre os membros dos mais variados países, à actualização das regras e normas relacionadas ao trafégo aéreo para um melhor desempenho na prestação dos seus serviços.

Integram a delegação angolana cinco técnicos que distibuidos em três painéis de discussões, nomeadamente o administrativo, técnico e jurídico-legal.

Angola participou na última edição deste forum realizada em Março do ano passado na cidade norte-americana de Las Vegas. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA