Zimbabwe: Tsvangirai e Mujuru anunciam formação duma aliança contra Mugabe

Morgan Tsvangirai, líder da oposição zimbabweana. (Foto: portal.angop.ao)

O líder da oposição zimbabweana, Morgan Tsvangirai, e o antigo vice-presidente do país Joice Mujuru anunciaram esta quarta-feira, em Harare, a formação de uma aliança contra o presidente Robert Mugabe, por ocasião das eleições gerais previstas para o próximo ano, noticiou a AFP.

“Isso não é mais do que senão o início da construção de uma larga aliança, com vista a defrontar a Zanu-PF (o partido no poder) nas eleições de 2018”, anunciou Morgan Tsvangirai durante uma conferência de imprensa, após a assinatura do acordo.

“É a nossa luta colectiva e apelo ao povo do Zimbabwe a juntar-se à nós (…) para retomar o nosso país, nossa liberdade e nossa dignidade”, acrescentou.

O líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) assegurou que outros acordos serão proximamente assinados com os pequenos partidos para formar uma grande coligação eleitoral.

Por seu turno, Joice Mujuru, antigo vice-presidente de Robert Mugabe, actualmente na oposição, não escondeu a sua satisfação após a assinatura desse acordo.

“Nosso desejo é incomensurável. Trata-se de algo que temos vindo a discutir desde o ano passado. Pretendemos ver o Zimbabwe a retornar ao grande país que já foi”, disse o opositor que actualmente dirige o Partido Nacional do Povo (NPP).

Joice Mujuru, que ocupou postos ministeriais em todos os governos do país desde a sua independência em 1980, caiu na desgraça em 2014.

Foi expulso do partido no poder, por suposta conspiração contra o regime.

Os detalhes do acordo eleitoral não foram divulgados pelas duas figuras da oposição.

Em Agosto de 2016, Morgan Tsvangirai e Joice Mujuru tinha já presidido em conjunto à um grupo de reflexão contra o regime de Robert Mugabe, no poder desde há 37 anos.

O dirigente, 93 anos, já anunciou que será candidato a sua própria sucessão em 2018. (Angop)

por AFP

DEIXE UMA RESPOSTA